sábado, 21 de dezembro de 2013

CHÁ VERDE E BRANCO: QUAL É MELHOR?...


      

Há alguns anos, as bebidas emagrecedoras despontaram como poderosas aliadas da dieta. As mais famosas são, sem dúvida, o chá verde e o chá branco, que possuem incontáveis benefícios, não somente para acelerar a perda de peso, mas também para a manutenção da saúde. Apesar dos dois tipos de chá serem originários da mesma planta, a Camellia Sinensis, existem diferenças entre os benefícios do chá verde e do chá branco. 

Benefícios do chá verde. 

     

Depois de serem colhidas, as folhas do chá verde passam por um processo de defumação, que evita a oxidação do vegetal, mantendo grande parte de seus nutrientes intactos. O principal princípio ativo da bebida são os flavonoides, denominados catequinas, que correspondem a compostos vegetais, responsáveis por diversos benefícios à saúde. 

Entre as principais propriedades do chá verde podemos citar a ação antioxidante, que desacelera o envelhecimento e pode até prevenir o câncer, e o efeito termogênico, responsável por aquecer o corpo e aumentar a queima de gorduras. Além disso, ele também aumenta a sensação de saciedade e colabora para uma digestão mais saudável. 

Para aproveitar tudo que a planta pode oferecer, é recomendado o consumo de três a cinco xícaras de chá diariamente. De preferência, tome a bebida em períodos de jejum, como antes do café da manhã, à tarde e antes do jantar. Quem sofre com sensibilidade à cafeína, outra substância presente na composição do chá, deve evitar o consumo excessivo da bebida, principalmente durante a noite. 

Benefícios do chá branco. 

      

Ao contrário do seu irmão famoso, o chá branco corresponde aos brotos mais jovens da Camellia Sinensis, que são colhidos juntamente com as flores da planta. O período adiantado da colheita faz com que o chá sofra ainda menos influências dos processos de oxidação, preservando uma maior quantidade de nutrientes. Além disso, seu sabor tem um toque suave e adocicado, ao contrário do chá verde, cujo gosto é bastante amargo. 

Os benefícios do chá branco para a dieta e saúde são os mesmos do chá verde. No entanto, por contar com um número maior de nutrientes, ele atua de forma mais eficiente no organismo. Por esse motivo, a versão em brotos da Camellia Sinensis é considerada mais poderosa do que as folhas secas e defumadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário