A lei australiana que
proibiu logotipos nos maços de cigarros e impôs a inclusão de imagens
explícitas de fumantes doentes parece estar funcionando, apesar de os
fabricantes afirmarem que os negócios vão muito bem.
O escritório de
estatísticas australiano disse que o consumo doméstico de produtos de tabaco
caiu 4,9% em 12 meses e gerou uma queda de 0,1% no PIB no primeiro trimestre
deste ano. Economistas do Commonwealth Bank disseram que o consumo de cigarros
e tabaco caiu 7,6% no primeiro trimestre.
Embora os dados
divulgados não indiquem a rapidez da mudança, eles ilustram que o consumo total
diminui, afirma o escritório, que deixou claro que as cifras podem ser sujeitas
a revisões sazonais.
"Estamos vendo uma
tendência muito animadora", disse Mike Daube, professor de política de
saúde na Universidade Curtin. Stephan Koukoulas, da Market Economics, de
Canberra, concordou que o consumo de tabaco parece ter caído
Mas a British American
Tobacco Australia disse que o volume de vendas cresceu. O porta-voz da empresa
afirmou que os dados da indústria mostram que a queda no número de fumantes
"se desacelerou em mais de meio ponto, caindo para 1,4%", desde a
adoção dos maços simples. A empresa domina cerca de 45% do mercado australiano
de 3,5 milhões de fumantes e disse que os dados relativos às vendas são
compilados por um terceiro e não podem ser divulgados.
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