FONTE: Tamirys Machado, TRIBUNA DA BAHIA.
Em 2015, os baianos terão que
colocar um número a mais na hora de fazer ligação para telefones móveis. A
partir da mudança, o dígito “9” será acrescentado à esquerda dos atuais números
de celular, que passarão a ter o seguinte formato: 9xxxx-xxxx. A implementação
já existe nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. E a partir
do ano que vem, ainda sem data definida, será a vez de Bahia, Minas Gerais,
Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. A
medida, conforme Josemauro Rodrigues, assessor técnico da Anatel-BA (Agência
Nacional de Telecomunicações), serve para aumentar a disponibilidade de números
e atender a demanda da sociedade. “Existe uma demanda crescente da
sociedade em todo o Brasil por números da telefonia móvel, por isso já estamos
chegando ao nosso limite. Então, a Anatel,
se antecipando, está tomando essa medida de acrescentar um dígito a mais e
disponibilizar uma oferta maior de números”, explicou.
Conforme Rodrigues, em 2010, quando
a medida começou a ser aplicada, existiam 50 milhões e 600 mil chips ativos, um
número considerado alto. Além da procura cada dia mais crescente por chips para
uso pessoal, temos a reativação dos números cancelados, demanda de máquinas de
cartões de créditos que precisam de chips e requer um número específico. Ou
seja, as diversas necessidades das pessoas aumentam ainda mais a procura, por
isso procuramos sempre melhorar o nosso serviço”, afirmou. Ele explicou, ainda, que a
medida está acontecendo de forma gradativa em diversos estados brasileiros, e até
2016 a expectativa é atingir todo o Brasil, com a exceção dos números de
rádios. “A partir do dia 2 de novembro, os estados da Amapá, Amazonas, Pará e
Roraima já passam a ter o nono dígito”, disse.
As operadoras que atuam na Bahia, Oi, Tim,
Vivo e Claro, já estão cientes e terão que se adaptar à nova proposta. “Elas
são as primeiras a serem informadas, até
porque têm que implantar o sistema na rede e as mudanças necessárias. Nos
estados que já começam a valer mês que vem haverá um período de transição de 10
dias”. Segundo Rodrigues, isso vale também para qualquer estado. “Até dez dias
após a medida entrar em vigor, o cliente ainda conseguirá efetuar ligação sem o
dígito 9, porém ficará recebendo uma mensagem informando a obrigatoriedade do
dígito. Essa é uma forma de agilizar a adaptação de todos”, pontuou o
assessor da Anatel. A Anatel informa ainda que a nova medida já foi publicada
na internet no site do órgão, incluindo uma cartilha de informações e um espaço
de “perguntas frequentes”.
A operadora Oi revelou a Tribuna da Bahia qual
ação irá colocar em prática para facilitar a vida dos clientes. A empresa irá
lançar o aplicativo gratuito “Oi 9º Dígito” que insere automaticamente o dígito
9 na frente dos números e pode ser utilizado por clientes de qualquer
operadora. O novo aplicativo valerá também para os estados que ainda não foram
afetados pela medida, como é o caso da Bahia.
Isso vale para os
usuários dos sistemas iOS e Android. Conforme a assessoria da Oi, o dispositivo
permitirá que o cliente altere também os números da sua agenda, incluindo o
dígito 9. “Quando cada localidade sofrer a alteração, o usuário será alertado.
Ao abrir o aplicativo, ele verifica se algum número da agenda precisa ser
modificado, sem a necessidade de o cliente editar cada número manualmente. Pelo
aplicativo, o usuário também pode formatar os contatos e inserir o código do
estado para que fique mais fácil efetuar as ligações quando ele estiver fora de
sua cidade”, afirmou. Em nota, a operadora Tim informou que irá seguir o
cronograma estabelecido pela Anatel no que diz respeito ao nono dígito.
A Telefônica Vivo afirmou que
irá veicular Comunicado Público nos principais jornais em data mais próxima à
mudança. “Além disso, como realizado nos demais estados onde já houve a
inclusão, a empresa enviará SMSs informativos aos clientes dos DDDs que
receberão o 9º dígito, e também aos clientes de outros estados que realizam
ligações para os DDDs afetados. Nos próximos meses será realizada também a
comunicação em fatura aos clientes da região”, disse a assessoria de
comunicação. A Vivo informou ainda que estenderá a divulgação para os seus
canais de relacionamento, como call center, lojas, redes sociais e no site da
Vivo.
Já a Claro informou que “está
preparada para atender a determinação da Anatel para inserção do nono dígito e
está trabalhando para que esta mudança tenha o menor impacto possível para seus
clientes”, disse. No momento da discagem, o nono dígito deverá ser acrescentado
por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para telefones móveis
desses estados, independentemente do local de origem da chamada. Entre os
usuários a opinião é dividida. Uns acham que a complicação será decorar o
número, outros acham importante a medida. “Eu acho um absurdo isso de ficar
decorando toda hora um número diferente. Acho bom criarem algum aplicativo para
colocar automaticamente”, disse a relações-públicas Rebeca Dias, 21. Já o
administrador Adriano Souza, 25 anos, achou importante. “Toda mudança gera um
incômodo, mas com o tempo vamos nos adaptando. Se for para trazer benefício
para nós acho válido”, pontuou.
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