quarta-feira, 30 de maio de 2018

SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS E MINERAIS NÃO BENEFICIAM A SAÚDE, SEGUNDO ESTUDO...


FONTE:, em São Paulo, http://vivabem.uol.com.br





Você é do time daqueles que toma vitaminas para complementar a dieta? Pode ser melhor trocar as capsulas por comida mesmo.

Os suplementos vitamínicos e minerais consumidos comumente não proporcionam benefícios ou danos consistentes à saúde, de acordo com um novo estudo feito por pesquisadores do Hospital St. Michael e da Universidade de Toronto, no Canadá.

Publicada no periódico Journal of American College of Cardiology, a pesquisa reuniu dados de estudos anteriores (de janeiro de 2012 a outubro de 2017) e constatou que as multivitaminas, vitamina C, cálcio e vitamina D --suplementos usados com mais frequência -- não apresentaram vantagem adicional na prevenção de doenças cardiovasculares, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou morte prematura.

“Ficamos surpresos ao descobrir tão poucos efeitos positivos dos suplementos mais comuns que as pessoas consomem. Nossa revisão descobriu que se você quiser usar multivitaminas, vitamina D, cálcio ou vitamina C, não terá nenhum dano, mas também não terá vantagem”, afirmou o principal autor do estudo, David Jenkins.

A pesquisa descobriu que o ácido fólico sozinho e as vitaminas do complexo B com ácido fólico podem reduzir as doenças cardiovasculares e o derrame.

Por outro lado, a vitamina B3 e os antioxidantes mostraram um efeito muito pequeno que pode significar um aumento do risco de morte por qualquer coisa.

“As descobertas sugerem que as pessoas devem estar conscientes dos suplementos que estão tomando e garantir que sejam eles usados quando há deficiências específicas de vitaminas ou minerais ou quando foram aconselhadas por seus profissionais de saúde,” disse Jenkins.

A equipe revisou os dados de suplementos que incluíam vitaminas A, B1, B2, B3, B6, B9, C, D e E, e caroteno; cálcio; ferro; zinco; magnésio; e selênio. O termo “multivitamínico” foi usado para descrever suplementos que incluem a maioria das vitaminas e minerais, em vez de alguns poucos.

“Na ausência de dados positivos significativos --além da redução do potencial de ácido fólico no risco de derrame e doença cardíaca – é mais benéfico confiar em uma dieta saudável para obter o seu preenchimento de vitaminas e minerais,” concluiu Jenkins.

Até agora, nenhuma pesquisa sobre suplementos mostrou algo melhor do que porções saudáveis de alimentos menos processados, como vegetais, frutas e nozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário