quarta-feira, 30 de maio de 2018

SELEÇÃO MASCULINA DE JUDÔ TERÁ TÉCNICA MULHER PELA PRIMEIRA VEZ...


FONTE: Fernanda Varela, fernanda.varela@redebahia.com.brhttps://www.correio24horas.com.br




Japonesa Yuko Fujii comandará a equipe já no Mundial de Baku.


Pela primeira vez na história, a seleção brasileira masculina de judô terá uma técnica mulher. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou nesta quarta-feira (30) o nome da japonesa Yuko Fujii, de 36 anos, para o cargo. Ela comandará a equipe sênior masculina do Brasil e tem, como principal desafio, conquistar a classificação do país para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. 

Além da treinadora, a CBJ anunciou os 30 judocas convocados para o Campeonato Mundial Individual e Por Equipes Mistas - Baku 2018. O torneio, que já terá Yuko no comando, acontece de 20 a 27 de setembro. Na preparação para o Mundial deste ano, a japonesa acompanhará a equipe masculina durante os treinos no Japão e na Espanha, em junho, além de orientar os atletas no Grand Prix de Zagreb, em julho. 

Empolgada com o novo desafio, a japonesa falou sobre sua contratação. "Ser a técnica principal é grande responsabilidade, especialmente com a equipe brasileira, que tem histórico de resultados. Hoje, nós temos uma equipe forte e dedicada. Estou empolgada com esse grande desafio, junto com os atletas, com os técnicos dos clubes, com o COB, com a CBJ, enfim, com todos que nos apoiam. Assim, como uma equipe, como um time Brasil, nós conseguiremos fazer grandes conquistas em Tóquio 2020. Finalmente, gostaria de agradecer, mais uma vez a confiança e a recepção do Comitê Olímpico do Brasil, da CBJ e dos atletas", disse Yuko. 

Para o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, ter uma mulher à frente do comando da equipe masculina é importante para a luta por igualdade. "A escolha da sensei Yuko Fujii para estar à frente da equipe masculina é um marco para o nosso esporte. É mais uma demonstração de que o judô está conectado aos princípios mais atuais de gestão. Independentemente de ser mulher ou homem, é a competência que fala mais alto. A meritocracia é o nosso principal critério, e a Yuko tem tudo para fazer um ótimo trabalho", disse.

Convidada pelo Comitê Olímpico do Brasil e da CBJ, Yuko chegou ao Brasil em 2012. Ela integrou a comissão técnica da seleção brasileira e atuou como auxiliar. Ela também já ocupou o cargo na seleção britânica de judô no British Judo Institute, de 2010 a 2012. 

Confira os convocados  para o Mundial de Baku:

Disputas individuais e por equipes: 

Seleção Masculina.
Eric Takabatake (60kg/EC Pinheiros/FPJudo)
Phelipe Pelim (60kg/EC Pinheiros/FPJudo)
Daniel Cargnin (66kg/Sogipa/FGJ)
Charles Chibana (66kg/EC Pinheiros/FPJudo)
Eduardo Yudy Santos (81kg/EC Pinheiros/FPJudo)
Victor Penalber (81kg/Instituto Reação/FJERJ)
Rafael Macedo (90kg/Sogipa/FGJ)
David Moura (+100kg/Instituto Reação/FJERJ)
Rafael Silva (+100/EC Pinheiros/FPJudo)

Seleção Feminina.
Gabriela Chibana (48kg/EC Pinheiros/FPJudo)
Érika Miranda (52kg/Sogipa/FGJ)
Jéssica Pereira (52kg/Instituto Reação/FJERJ)
Rafaela Silva (57kg/Instituto Reação/FJERJ)
Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa/FGJ)
Maria Portela (70kg/Sogipa/FGJ)
Mayra Aguiar (78kg/Sogipa/FGJ)
Maria Suelen Altheman (+78kg/EC Pinheiros/FPJudo)
Beatriz Souza (+78kg/EC Pinheiros/FPJudo)

Convocados apenas para a competição por Equipes Mistas.
Marcelo Contini (73kg/EC Pinheiros/FPJudo)
David Lima (73kg/Sogipa/FGJ)
Tamires Crude (57kg/Instituto Reação/FJERJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário