domingo, 28 de julho de 2019

SUBSTÂNCIA DA UVA REDUZ ESTRESSE E PODE COMBATER ANSIEDADE E DEPRESSÃO...



Uma pesquisa da Universidade de Buffalo (EUA) descobriu que o resveratrol, substância com poder antioxidante presente em uvas vermelhas, é capaz de bloquear a produção de enzimas que interferem no controle do estresse no cérebro e estão associadas a problemas como depressão e ansiedade.

Segundo os cientistas, os resultados do estudo feito in vitro e confirmados em animais podem levar à descoberta de uma alternativa eficaz para o tratamento de pacientes que sofrem desses transtornos, que muitas vezes não conseguem obter melhoras com os medicamentos utilizados atualmente.

Como foi feito o estudo.
Outras pesquisas já haviam demonstrado que substâncias da uva atuam como antidepressivos, mas agora os cientistas decidiram compreender sua relação com a fosfodiesterase 4 (PDE4), enzima influenciada pelo cortisol (hormônio do estresse), que em excesso no organismo já foi associada à depressão e ansiedade.

Em uma análise in vitro os cientistas descobriram que o resveratrol é capaz de inibir a produção de PDE4 e, consequentemente, exercer um efeito neuroprotetor contra os efeitos do estresse excessivo.
Os resultados foram posteriormente confirmados in vivo (animais).

Outros benefícios do resveratrol.
Além desse efeito protetor contra o estresse excessivo, a substância presente na uva comprovadamente já foi associada a:

Prevenção de doenças cardiovasculares como infarto e AVC, devido ao seu efeito anti-inflamatório;
Redução no risco de câncer, por agir como antioxidante e inibir o envelhecimento e mau funcionamento celular;

Combate à obesidade, por diminuir o risco de alterações metabólicas como a resistência à insulina.

Provavelmente, você já ouviu que o vinho tinto é uma ótima fonte de resveratrol. Verdade, afinal, a bebida é feita de uvas vermelhas. No entanto, antes de consumir algumas taças com o intuito de se proteger das diversas doenças citadas, lembre-se que vinho tem álcool, substância associada a inúmeros problemas de saúde, incluindo depressão, transtornos de ansiedade, câncer e obesidade. Então, beba moderadamente e prefira consumir o resveratrol de fontes como a uva in natura ou seu suco integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário