FONTE: maisde50.uol.com.br (DA REDAÇÃO).

Um batalhão de insones. Estudos estimam que cerca de 45 milhões brasileiros sofrem de insônia. Entre as parassonias, distúrbios que interferem no curso normal do sono, está a síndrome das pernas inquietas, relacionada a pelo menos 10% dos casos. Essa síndrome provoca cãimbras, arrepios, formigamentos e queimações nas pernas, que costumam piorar no final do dia. Conclusão: durante a noite, a pessoa movimenta os membros inferiores constantemente, não conseguindo dormir direito. A contração muscular ocorre em intervalos regulares de 10 a 120 segundos. O problema atrapalha, inclusive, o sono de quem está ao lado na cama. A incidência da síndrome aumenta com a idade. Sem saber que tem cura, a maioria não procura a ajuda certa e passa anos acreditando estar com algum distúrbio relacionado ao sono. Nesse caso, o profissional mais adequado é o reumatologista. O diagnóstico é feito, principalmente, com base no histórico relatado ao médico pelo paciente. Como as causas não são ainda conhecidas, o tratamento também é controverso. Cabe ao médico decidir o melhor caminho e se o uso de medicamento é realmente necessário. Independentemente do diagnóstico, alguns hábitos e receitas naturais podem auxiliar a recuperar o sono.
Veja algumas fáceis de seguir em casa.
Banho pré-cama
Ingredientes: 4 gotas de camomila 2 gotas de alfazema Junte a camomila e a alfazema e coloque na água quente na banheira. O banho relaxa e aumenta o sono.
Loção relaxante
Ingredientes: 100 ml de loção neutra, sem essências 20 gotas de alfazema Junte os ingredientes, mexa bem e aplique no corpo. Essa loção serve para aliviar a tensão no final de um dia cansativo.
Receitas para noites de insônia
1 copo (200 ml) de leite quente desnatado com 2 colheres (chá) de mel e 1 colher (chá) de canela em pó 1 copo (200 ml) de leite de soja batido com 50 ml de gelatina diet já pronta e 1 gota de baunilha
Chá de especiarias:
Em um copo, coloque 1 fava de baunilha, 200 ml de água quente filtrada, 1 canela em pau, 1/2 limão, 2 colheres (chá) de mel. Leve ao fogo até ferver, retire e coe.
A cama
O cérebro costuma fazer associações. Uma música, por exemplo, pode estar associada a algum momento especial ou ruim na vida de alguém. O mesmo raciocínio se aplica à cama. Se ela for lugar para brigas e preocupações, o cérebro a "verá" como um lugar não muito atraente. Portanto, evite discussões e torne o ambiente tranqüilo.
Exercícios
Fazer exercícios físicos durante o dia ajuda a relaxar física e emocionalmente.
Horários
Mantenha horários regulares para deitar e levantar.
Ambiente
Procure um ambiente para dormir sem luminosidade.
Evite
Cigarro, café, bebidas alcoólicas e uma alimentação excessiva à noite atrapalham sono. Não use medicamentos para dormir sem prescrição médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário