quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

MÉDICOS RETIRAM 14 AGULHAS DA BEXIGA, FÍGADO E INTESTINO DE MENINO NA BAHIA...

FONTE: Especial para o UOL Notícias, em Salvador.
Cinco dias após ser submetido à primeira cirurgia para a retirada de agulhas do coração e do pulmão, o menino de dois anos e sete meses, que desde o dia 13 foi internado com 31 agulhas no corpo, passou por um novo procedimento na tarde desta quarta-feira (23), no hospital Ana Néri, em Salvador (BA).
Na operação, que durou três horas, os médicos retiraram mais 14 objetos metálicos que estavam alojados na bexiga, no intestino e no fígado do garoto. "A cirurgia, que foi um sucesso, deixou o menino com uma cicatriz de aproximadamente dez centímetros", afirmou Roque Aras, diretor-médico da instituição. Em consequência da primeira cirurgia, realizada na última sexta-feira, o menino ficou com uma cicatriz de 12 centímetros. "Nós tivemos de abrir o osso esterno, que une as costelas na frente do tórax", disse o médico. "Como tudo correu muito bem, em 24 horas ele voltará a se alimentar normalmente", afirmou. "Ontem (22) ele estava alegre e pediu para comer cuscuz. Hoje, por causa do jejum forçado, o menino apresentava sinais de irritação", afirmou a psicóloga Renata Matos, que assiste a criança e seus familiares. Na próxima semana, o menino deverá passar por mais uma intervenção cirúrgica para a retirada de duas agulhas que estão na coluna.Na manhã desta quarta-feira, antes de a cirurgia ser realizada, pelo menos 50 pessoas telefonaram para o hospital para desejar boa sorte ao menino. A criança também ganhou presentes, cartões de Natal, alimentos e dinheiro. Para atender a demanda, o serviço social do hospital e o advogado da família que acompanha o caso abriram uma conta bancária para o recebimento das doações.Desde a última terça-feira, de acordo com os médicos, o estado de saúde do menino tem melhorado. "Ele respira sem o auxílio de aparelhos e se alimenta normalmente, por via oral. A única coisa que o deixa incomodado é que ele não pode sair do leito para brincar", disse Roque Aras.
PRISÃO PREVENTIVA.
A Polícia Civil de Ibotirama (BA), onde o caso foi registrado, pretende encerrar as investigações até o final do ano. Estão presos o ex-padrasto da vítima, Roberto Carlos Lopes, 30, que confessou ter introduzido as agulhas no enteado em um ritual religioso, Angelina dos Santos, 47, amante dele, e Maria Nascimento, que diz ser mãe de santo. Nesta quarta-feira, o juiz de Ibotirama, Antonio Marcos Tomaz, decretou a prisão preventiva de Roberto Carlos e Angelina dos Santos - ambos já estavam detidos provisoriamente. A terceira acusada de participação no crime, Maria do Nascimento, permanece detida no município, mas o prazo de sua prisão provisória termina no próximo sábado. Enquanto a menino permanece internado em Salvador, seus cinco irmãos estão sob os cuidados da avó. Rômulo Reis da Silva Chaves, advogado da família, disse que prestou queixa contra uma das filhas de Angelina dos Santos, que teria ameaçado a avó do menino. "Os familiares da criança estão com muito medo de continuar morando em Ibotirama.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário