quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

HORÁRIO DE VERÃO SERÁ ENCERRADO NESTE DOMINGO...

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).
Os baianos voltarão a ficar com o relógio sincronizado ao horário de Brasília a partir deste domingo (21), quando será encerrado, em todo o país, o horário de verão, que está em vigor desde outubro de 2009.
A medida atingiu três regiões do país. Além do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul adotaram o horário de verão e adiantaram o relógio em uma hora.
A Bahia, assim como toda a região Nordeste, mais uma vez ficou de fora do horário de verão.
REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA. O principal objetivo do horário de verão é reduzir o consumo de energia elétrica durante a estação mais quente do ano.
Para este ano, a previsão de redução da demanda é de 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste (1.780 MW), o suficiente para abastecer uma cidade com cinco milhões de habitantes.
Desde 2008, decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.
De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário