domingo, 28 de fevereiro de 2010

ABERTO CONCURSO PARA RECENSEADOR DO IBGE...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recruta quase 192 mil recenseadores para coletar informações para o Censo 2010. O IBGE prevê que cerca de 1 milhão de candidatos se inscrevam no processo seletivo, cujas inscrições começaram ontem.
O recenseador receberá uma lista de endereços e visitará os 58 milhões de domicílios para fazer a coleta de dados com computadores portáteis. De acordo com a assessoria de imprensa do IBGE, em 2007, para 80 mil vagas de recenseador, foram 750 mil inscritos – foram visitados 34 milhões de domicílios em cidades com até 170 mil habitantes.
Apesar de se tratar de um trabalho temporário - o contrato de trabalho terá duração de um mês, podendo ser prorrogado pelo mesmo período conforme a necessidade, e tem duração máxima de até 5 meses -, o instituto informa que é uma boa oportunidade para ganhar experiência e contar pontos para o currículo. Os contratados terão seu desempenho avaliado mensalmente.
O candidato deve ter nível fundamental completo. A remuneração será calculada de acordo com a quantidade de questionários preenchidos - média de R$ 1 mil para cerca de 300 entrevistas.
O IBGE informa que os recenseadores deverão se inscrever para trabalhar nos locais onde moram – a coleta deverá ser feita o mais perto possível de suas residências para não haver despesas de transporte nem hospedagem.
DICAS DE ESTUDO – Os candidatos passarão por provas objetivas de múltipla escolha com as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais (atualidades, história e geografia) e técnicos. Especialistas ouvidos pelo G1 afirmam que a disciplina de conhecimentos técnicos, cujo conteúdo a ser estudado está em anexo no próprio edital, vale metade da prova. Portanto, boa parte da preparação deve ser voltada para essa matéria.De acordo com Carlos Alberto De Lucca, coordenador geral do Siga Concursos, o candidato deve estudar todos os dias o conteúdo do edital para a prova de conhecimentos técnicos, intercalando com outra das três disciplinas restantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário