sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO: SAIBA QUANDO OS ELETRÔNICOS ALTERAM O RELÓGIO AUTOMATICAMENTE...

FONTE: ANA IKEDA, do UOL Tecnologia.
O horário de verão brasileiro termina à zero hora do próximo domingo (21) para moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que devem atrasar seus relógios em uma hora.
Mas tome cuidado para não cair no feitiço do tempo: alguns gadgets fazem essa mudança automaticamente. O UOL Tecnologia mostra como celulares, computadores e GPS lidam com a mudança.
CELULARES.
Algumas operadoras, como Vivo, Claro e TIM, oferecem a possibilidade de sincronizar o novo horário com suas redes.
Em geral, modelos mais antigos sofrem o ajuste automaticamente. Mas vale checar em seu aparelho, nas configurações de Data e Hora, se a função de fuso horário automático está selecionada, para que a sincronização com a operadora ocorra. Do contrário, ela terá de ser feita pelo próprio usuário.
Já para usuários da rede da Oi, não há sincronização: a mudança do relógio deve ser feita manualmente no aparelho.
Quem utiliza smartphones pode ficar tranquilo. Como os aparelhos utilizam sistemas operacionais mais complexos que celulares comuns, o ajuste deve ocorrer de forma automática. O iPhone, por exemplo, está nesse grupo, se você desde o início deixar o fuso horário configurado de acordo com sua cidade em Ajustes> Geral > Data e Hora.
COMPUTADORES.
No caso de computadores e notebooks, a mudança do horário de verão varia de acordo com o sistema operacional de cada um deles. Em geral, os mais novos – desde que atualizados – fazem a mudança automaticamente e eventuais problemas costumam ocorrer com os sistemas mais antigos.
Windows.Alguns usuários do Windows enfrentaram problemas no último domingo (14) quando os relógios foram atualizados automaticamente. De acordo o decreto que estipula início e término do horário de verão no Brasil, o terceiro domingo de fevereiro é a data da mudança para a hora normal. Mas devido a uma falha no Windows, os relógios atrasaram os ponteiros no segundo domingo.
A Microsoft Brasil divulgou uma atualização emergencial para corrigir o horário e evitar “impactos negativos no Windows, no Exchange e no Outlook".
Portanto, para evitar confusão, baixe a última atualização para seu sistema operacional (Windows 7, Vista e XP), no qual deve constar o hotfix KB 976098. As instruções estão no site da empresa no Brasil.
A dica da atualização é válida também para usuários do Windows Mobile, software para smartphones, que devem fazer o download do arquivo WindowsMobile-KB977014.msi, conforme consta no site.
MAC.
Computadores com sistemas operacionais Leopard e Snow Leopard tendem a não ter problemas com a mudança do horário. Já usuários de sistemas mais antigos, como o Mac OS X Tiger, precisam alterar manualmente a hora: basta clicar no relógio, desmarcar as opções automáticas em Fuso Horário e Data e Hora e, por fim, salvar as alterações.
LINUX.
Para quem usa as distribuições Ubuntu e Debian, a mudança ocorre automaticamente se o pacote tz-brasil estiver instalado (caso queira instalar manualmente, o site da Debian oferece o arquivo.
Em todo caso, se houver problemas na atualização automática, é possível sincronizar o relógio do computador com um servidor da internet e solucionar o problema. Para isso, clique com o botão direito no relógio do sistema e vá em Ajustar Data e Horário. Depois, clique em Selecionar Servidores e adicione o endereço para 200.20.186.75, que tem a hora oficial do Brasil.
GPS.
Em geral, os aparelhos de localização via satélite possuem a configuração para modo automático para horário de verão. Se ela estiver selecionada no seu GPS, o horário será corrigido automaticamente, já que cada satélite possui um relógio atômico para poder fornecer o horário correto a cada receptor do sinal em qualquer parte do mundo.
A HISTÓRIA DO HORÁRIO DE VERÃO.
O horário de verão foi cogitado pela primeira vez em 1784, por Benjamin Franklin, um dos homens mais influentes da história política e científica dos Estados Unidos. Partindo da observação de que, durante parte do ano, nos meses de verão, o sol nascia antes que a maioria das pessoas se levantasse, ele concluiu que, se os relógios fossem adiantados, a luz do dia poderia ser mais bem aproveitada.A idéia, na época, não chegou a sair do papel. Em 1907, na Inglaterra, um construtor chamado William Willett, membro da Sociedade Astronômica Real, deu início a uma campanha que propunha alterar os relógios no verão para reduzir o que classificava de "desperdício de luz diurna". Willett morreu em 1915, um ano antes de a Alemanha adotar sua tese e se tornar o primeiro país no mundo a implantar o horário de verão.Já no Brasil, a história do horário de verão teve início na década de 30, pelas mãos do então presidente Getúlio Vargas: sua versão de estréia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Depois de 18 anos sem sua instituição, o horário de verão foi novamente adotado devido à queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, por volta de 1985/86. Após esse período, o horário de verão passou a ocorrer em todos os anos.
O HORÁRIO DE VERÃO ATRASOU.
Desde 1985 o horário de verão é implantado na segunda quinzena de outubro. Em 2006, porém, ele foi adiado por três semanas, por causa do segundo turno das eleições, tendo início no dia 5 de novembro. O medo era que o horário de verão pudesse provocar problemas no sistema de funcionamento das urnas eletrônicas.
Para ser implantado, o horário de verão deve ser decretado pelo Presidente da República, fundamentado em informações encaminhadas pelo Ministério das Minas e Energia, que toma por base os estudos técnicos realizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, e indica quais as unidades da Federação serão abrangidas e o período de duração da medida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário