sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

POBRE MÚSICA BAIANA...


Sou do tipo que não gosto de escrever enquanto o clima esta quente ou os ânimos acirrados, durante o carnaval foram vários os comentários sobre determinada música em que o cantor e compositor Tatau se recusou a cantar em decorrência de não fazer alusão a pedofilia, não quero entrar no mérito da questão se a referida música faz ou não parte deste contexto, mas me coloco ao lado do cantor para que se brigue para voltarmos a ter música de boa qualidade e que possamos ter dentro de nossos lares o que realmente possamos ouvir e tirar proveito.
Hoje qualquer um é cantor e faz logo sucesso em decorrencia da rapidez com que a Internet lança determinadas músicas e cantores e ainda completando este grupo vem a maioria das emissoras de rádios principalmente as de Frequencia Modulada (FMs) que tocam qualquer porcaria que lhes são entregues, isto em desmerecer quem quer que seja, já não ouvimos as rádios se darem ao luxo de tocar Agnaldo Timoteo, Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Benito de Paula, Sandra de Sá entre tantos outros maravilhosos cantores que fizeram e fazem parte da nossa Música Popular Brasileiras (MPB), o que mais querem hoje em dia são as músicas pornográficas que não trazem nada de positivo aos nossos ouvidos ou que possamos tirar proveito das letras.
Durante o carnaval já não se ouve mais: Bandeira Branca, Festa no Interior, Mamãe eu Quero e outras que fizeram grandes sucesso no passado, o que mais ouvimos hoje são as: bicicletinhas, todo enfiado, lobo mau e por ai afora v ai se cantando e tentando encantar com um verdadeiro “lixo musical”, infelizmente temos que ouvir onde chegamos pessoas cantando refrões destas barbaridades consideradas músicas de momento.
Esta que o Tatau se recusou a cantar juro que não conhecia e a quase um mês atrás um amigo (senhor de mais de sessenta anos) chagava próximo a mim sempre entoando com seu timbre de voz grosso o seguinte refrão “vou te comer, vou te comer” até que um dia perguntei a ele que brincadeira era aquela e ele me disse ‘voce ainda não ouviu? É uma música que as rádios estão tocando toda hora’, levei a coisa na brincadeira e não quis acreditar, quando acompanhando os noticiários no segundo ou terceiro dia de carnaval em Salvador estourou a polêmica do cantor que teve a música pedida pelos foliões e ele disse que não a cantaria porque no ponto de vista dele ela faz alusão à pedofilia, se faz ou não devemos respeitar o ponto de vista do cantor que é considerado um dos maiores astros que a Bahia musical tem e não precisa deste tipo de música para crescer profissionalmente.
Não vou aqui criticar que compôs a música só que eu não ouço de forma alguma uma vez que ele não me traz nada de positivo, do mesmo jeito que ouvir as colocações do Tatau, puder ler as explicações do compositor da tal de “Lobo Mau” para a sua composição, só que ela não me convenceu, mas respeito o que ele colocou para se justificar.
Será que ao invés de colocarmos em nossas prateleiras CDs com tais tipos de músicas para serem ouvidas por nossos filhos, netos ou sei lá mais quem não seria melhor colocarmos Jessé, Evaldo Braga, Simone, Gal Costa, Maria Bethânia, Fafá de Belém, Adriana Calcanhoto, Demônios da garoa e tantos outras cantoras e cantores que com certeza nos façam crescer musicalmente?
Ouvindo e acompanhando toda esta polemica me vem a mente um caso que aconteceu em uma rádio de Jequié, determinado locutor tinha um programa que só tocava o melhor da MPB, e ao mudar a grade de programação o coordenador da emissora muito “conhecedor” de música e também das coisas do nosso Brasil, resolveu tirar o programa do ar, ao ser procurado pelo apresentador pro que ele tirou seu programa da grade(ou programação), teve a seguinte resposta: “estou tirando seu programa do ar por que ele é muito cultural, estas músicas não dizem nada e não tem audiência”, o locutor virou as costas e os ouvintes perderam um dos melhores programas que a rádio tinha, isto tudo por que nele se tocava: Gilberto Gil, Bethânia, Gal Costa, Roberto Carlos, Jerry Adriany entre outros cantores que fizeram a música brasileira ser respeitada mundialmente.
Agora me façam o favor estes compositores considerados da nova geração está na hora de verem os seus conceitos musicais e começarem a compor músicas que realmente o povo cante e se encante. E não músicas que só tenham valor comercial descartavel, nossas crianças precisam crescer ouvindo música de qualidade. Todo dia é um besteirol diferente e um estilo de dança considerado por alguns como sexual que termina realmente influenciando sexualmente na v ida e no futuro de muitas crianças e por que não dizer de muitos adultos.Se já não bastasse a tele visão que está a todo momento mostrando suas sex-novelas e nos ensinando o que tem pior de conceito na sociedade ainda aparecem estas músicas que em nada nos faz crescer culturalmente. O pior de tudo que nós falamos muito da Bahia, mas no País de uma forma geral tem surgido cada cantor que meu DEUS fere com a nossa inteligência. Chega de tanto lixo musical. Afinal de contas nossos ouvidos não são privadas para ficarem se enchendo de m...
Parabéns Tatau, voce mostrou por que é um dos grandes cantores desta geração, não precisa apelar para vender.
Com tudo isto só vejo e posso considerar o que por aqui estão fazendo como “POBRE MÚSICA BAIANA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário