domingo, 10 de março de 2013

MÉDICOS DESENVOLVEM CATETER PARA TRATAR MAIS RÁPIDO CASOS DE FIBRILAÇÃO AURICULAR...


FONTE: , Em Viena (noticias.uol.com.br).

Uma equipe de médicos da Áustria desenvolveu um novo cateter que funciona com o frio e permite um tratamento mais rápido e efetivo nos casos de fibrilação auricular, um tipo frequente de arritmia cardíaca.

"Por enquanto submetemos dez pacientes de Innsbruck e Linz a esta nova prova, e os resultados foram positivos", afirmou sexta-feira (8) Markus Stühlinger, um cardiologista do Hospital Clínico de Innsbruck, em entrevista coletiva.

A principal vantagem deste cateterismo cardíaco com relação aos outros já conhecidos é a inovação de funcionar com o frio, já que a refrigeração atua com maior suavidade nos tecidos, conservando suas estruturas.

"Até agora, no tratamento desta doença usávamos com frequência remédios. No entanto, estes medicamentos não são muito efetivos", disse Stühlinger, que explicou que, além disso, até agora o uso do cateter no coração era complicado e doloroso.

"Este método é mais simples e o tratamento é mais efetivo", ressaltou o médico, segundo entrevista para agência austríaca APA.

"O novo cateter é inserido no átrio esquerdo. Ali, libera a refrigeração em certas veias, suprimindo assim a fibrilação auricular", declarou.

Segundo o médico, a fibrilação auricular é um tipo de doença que pode derivar em embolias cerebrais ou no enfraquecimento paulatino do coração se não for tratada adequadamente.

Atualmente, a doença afeta cerca de quatro milhões e meio de pessoas só na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário