domingo, 10 de março de 2013

POR QUE ALGUNS DE NOSSOS ÓRGÃOS FICAM DE UM LADO EM VEZ DO OUTRO?...


FONTE: C.Claiborne Ray, The New York Times (noticias.uol.com.br).

                                                                 

Por que alguns de nossos órgãos internos ficam de um lado em vez do outro? Acontece de pessoas nascerem com um órgão do lado "errado"?

A posição dos órgãos é "o resultado de milhões de anos de evolução", afirma Jean C. Emond, chefe do serviço de transplante do Centro Médico da Universidade de Columbia/Hospital Presbiteriano de Nova York. Os órgãos estão posicionados de maneira perfeita para a execução de suas tarefas, diz Emond, incluindo os que estão dispostos de forma assimétrica, como o fígado e o coração.

"Bem no início do desenvolvimento, os órgãos se originaram de uma única fileira de células presente no feto e através de uma coreografia elaborada, programada pelo DNA, eles aumentam de tamanho e giram, e depois chegam à posição ideal de nascimento", afirmou.

Em um processo que ainda não foi totalmente compreendido, alguns órgãos resultam de dois botões embrionários e outros, de um único botão. A assimetria da esquerda para a direita de certos órgãos existe em todos os vertebrados. Outros especialistas sugerem que, nos seres humanos, um grupo relativamente pequeno de genes é o responsável por enviar os sinais que controlam essa assimetria.

Por causa de erros de desenvolvimento ou anomalias genéticas, "alguns bebês nascem com uma malformação dos órgãos internos, os quais podem estar na posição errada", explica Emond. Alguns pacientes precisam ser submetidos a cirurgias reconstrutivas importantes, enquanto outros executam suas funções normalmente.

"A inversão total dos órgãos internos pode acontecer quando o paciente tem uma doença chamada situs inversus", relata Emond. Isso ocorre com irmãos gêmeos, quando os órgãos de um estão invertidos e um parece ser o espelho do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário