quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

BETERRABA CONTRA O CÂNCER...


           

A beterraba ganha destaque quando se fala em alimentos anti-cancerígenos. São ricas em carboidratos e pobre em gordura, sendo uma excelente fonte de ácido fólico.

É carregada com um antioxidante que ajuda o organismo contra doenças cardíacas. Betacianina é o pigmento que dá a beterraba a sua cor vermelha. Este pigmento é absorvido pelos corpúsculos do sangue e pode aumentar a capacidade de transporte de oxigênio do sangue por até 400%. Não jogue fora as folhas verdes da beterraba, são bem saborosas quando cozidas com espinafre, e também são ricas em beta-caroteno, ácido fólico, clorofila, potássio, vitamina C e ferro.

A raiz de beterraba é usada para ajudar no tratamento da leucemia. Contêm betaína, um aminoácido que tem propriedades anti-câncer. Uma “terapia de beterraba”, é composta pelo consumo de aproximadamente dois quilos do vegetal crú. Já o purê de beterraba consumido todos os dias, tem sido relatado como favorável na cura de tumores de câncer. E o suco pode ajudar a inibir o desenvolvimento de câncer de cólon e do estômago. Acredita-se que a beterraba, quando ingerida regularmente, pode ajudar contra transtornos relacionados ao estresse.

A fibra de beterraba ajuda a reduzir o colesterol em até 40%, normaliza a pressão arterial, ajuda a manter a elasticidade das artérias, e quando consumida regularmente, pode ajudar a prevenir varizes. O teor de ferro da beterraba, embora não seja alto, torna-a um poderoso limpador e construtor de sangue. É recomendada para mulheres grávidas, pois contêm ácido fólico que pode ajudar a diminuir o risco de espinha bífida e outros defeitos do tubo neural em recém-nascidos.

O suco de beterraba ajuda a estimular a função das células do fígado e protege o fígado e as vias biliares. Também é altamente alcalino, o que a torna eficaz no tratamento da acidose. Ajuda a aliviar a constipação. E quando ingerida juntamente com a cenoura é excelente para a cura de problemas renais, gota e problemas da vesícula biliar. A substância que dá a coloração vermelha ao vegetal também é indicada para curar dores de cabeça, dores de dente, lumbago, problemas de pele, ou problemas menstruais.

Cuidados:
  • Suco de beterraba é muito poderoso, não tome muito se o seu corpo ainda não está acostumado, é aconselhável aumentar lentamente a quantidade. Deve-se ingerir uma raiz de beterraba de tamanho médio uma vez por semana.

  • Suco de beterraba é tão poderoso que você pode sentir tonturas durante a limpeza que promove no organismo. Este desconforto é normal, já que as toxinas estão sendo eliminadas. É aconselhável beber muita água para ajudar na eliminação.

  • Quando começar a comer beterraba em uma base regular irá notar uma cor vermelha na urina ou fezes, não há nada para se preocupar pois esta é apenas a cor da beterraba.

  • Beterraba é melhor quando ingerida muito fresca, pois o calor destrói parte de seu conteúdo de nutrientes. Pode consumi-la como suco, ou rale-o como um ingrediente para a salada, ou para os pratos favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário