sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

FESTA PARA SORTEIO DA COPA E A SAÚDE Ó!...


Logo mais a tarde acontecerá a grande “festa” da Fifa e do Brasil para o sorteio da Copa do Mundo de 2014, enquanto isto nas escolas públicas e nos hospitais a situação vai de mal a pior. Vou começar e me concentrar mais na saúde que é onde o brasileiro vem sofrendo horrores, quem tem a oportunidade de acompanhar alguém a uma unidade hospitalar da rede pública passa pelo maior constrangimento pois falta de tudo, do mais simples produto ao mais complexo, e nenhuma providência é tomada pelos governantes do País,  é lastimável a situação nossa de cada dia na saúde.

No entanto esta festa para sorteio de jogos de copa serão gastos milhões de reais e quanto mais fundo o buraco mais dinheiro é jogado pelos ralos dos estados e da nação, um País sem a menor estrutura que vai gastar milhões de reais em verdadeiras farras do “boi” estamos falando da Copa do Mundo que acontecerá no próximo ano e logo em seguida 2016 acontecerão os jogos olímpicos, onde  vários milhões de reais serão despejados nas diversas modalidade esportivas enquanto isto falta leito, medicamento e material para diversos procedimentos médicos. Nas escolas todos sabem que a situação é a pior possível.

È lamentável que o brasileiro ainda receba uma “bomba” desta e ache que é a melhor coisa do mundo, qual estrutura tem o País para sediar uma Copa? Ainda por cima tendo que acatar tudo que o órgão máximo do futebol mundial a FIFA determina o que vai sobrar depois de um mês de disputas e o titulo garantido por qualquer que seja a seleção para o Brasil? E onde será investido este dinheiro? Nada disto o brasileiro até agora questionou por que não tem interesse nenhum, já que será praticamente um mês a mais de festa e muitos serão os trabalhadores que terão suas folgas principalmente em dias de jogos da seleção brasileira e o que vai acontecer depois ninguém se preocupa, pois querem é farra e isto terá não importa se a seleção será campeã ou não.

A “farra” começa logo mais, enquanto isto... Muitos morrem por falta de leito nos hospitais, recentemente visitando determinada unidade hospitalar da rede estadual pude ver várias pessoas jogadas em cima das macas e até mesmo no chão de um corredor fétido da referida unidade tudo isto por que o número de vagas disponíveis não era o suficiente para aqueles que precisavam de algum tipo de atendimento, ainda nesta mesma unidade hospitalar para fazer um procedimento traumatológico o profissional de ortopedia não tinha a sua disposição ataduras para colocação de uma tala (de gesso) na perna de um paciente.  Estamos acompanhando a chegada de médicos de diversas partes do mundo mostrando que o país não dispõe de um número suficiente de profissionais desta área, no entanto os que temos aqui não têm a menor condição de trabalho, já que as unidades hospitalares como já frisamos anteriormente não estão dotados de material para os primeiros socorros e para que trazer para o País outros profissionais? Será que eles terão mais sorte que os médicos brasileiros?    Mas, no entanto a Copa está ai e vários estádios foram construídos e alguns deles depois de um ou dois jogos se tornarão verdadeiros “elefantes brancos” já que os estados sem nenhuma tradição no esporte e sem equipes de nomes dentro do cenário esportivo brasileiro vão ficar sem nenhuma atividade, houve um estado em que foi sugerido que após a Copa a arena se tornasse um presídio.

Por que padrão Fifa para as arenas e não o mesmo padrão para as escolas e a saúde? Será que nós brasileiros vamos viver daqui pra frente destas famigeradas arenas?

Está na hora de acordarmos de verdade e cobrarmos dos governantes uma posição mais concreta e ações na saúde e educação, chega de sermos enganados por estes que chegam ao poder com a arma principal que temos o nosso voto. No próximo ano além da copa é também ano de eleição que saibamos escolher nossos representantes nas três esferas para não continuarmos sofrendo nas mãos dos “abutres” da política brasileira.

Enquanto fazem festa para sorteio de tabela da Copa do Mundo o pobre vai morrendo por falta de estrutura na saúde nossa de cada.

Na realidade vivemos vários Brasis...


Nenhum comentário:

Postar um comentário