quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

FIFA DEFINE POTES DO SORTEIO PARA A COPA DO MUNDO DE 2014 E PRESERVA A FRANÇA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

             

A Federação Internacional de Futebol e Associações (Fifa) anunciou ontem, em Costa do Sauípe, na Bahia, a modificação dos critérios do Sorteio  dos Grupos para a Copa do Mundo de 2014 que será realizado nesta sexta-feira.

A grande surpresa ficou por conta do “pote europeu”, que contará com nove seleções daquele continente (exceto os cabeças de chave), incluindo a seleção da França, que era considerado o 'bicho-papão' do sorteio, já que tinha chance de enfrentar um cabeça de chave e um 'grande’europeu logo na primeira fase, se a configuração antiga fosse mantida, formando desta maneira um temido “grupo da morte”.

Como a França é a seleção que tem a pior posição entre os nove países que não são cabeças de chave, se fossem mantidos os primeiros critérios anunciados pela entidade máxima do futebol, as chances dos campeões mundiais de 1998 caírem em um chamado “grupo da morte” eram grandes. Contudo, com esta nova formatação, a probabilidade disso acontecer fica reduzida.

Conforme foi divulgado e confirmado pela Fifa, há algumas semanas atrás, o “pote 1” será formado pelos cabeças de chave, definidos pelo ranking da Fifa. Compõem a lista Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça e Uruguai, além do país-sede Brasil.

Já o segundo, de acordo com o novo critério, terá sete integrantes: cinco africanos (Nigéria, Camarões, Argélia, Costa do Marfim e Gana) e dois representantes da América do Sul (Chile e Equador).

O terceiro contará com quatro asiáticos  (Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália) e mais quatro representantes das Américas Central e do Norte (Estados Unidos, Costa Rica, Honduras e México).

Por fim, o quarto pote contará com nove representantes da Europa (Itália, Holanda, Rússia, Bósnia, Portugal, Inglaterra, Grécia, Croácia e França).

Mecânica do sorteio.
O processo começará com o sorteio de um representante europeu do pote 4, que migrará para o número 2, junto com os cinco africanos, Chile e Equador. Em seguida, este europeu será encaminhado necessariamente para um dos grupos encabeçados por sul-americanos: Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai. Daí por diante as bolinhas serão pegas de acordo com o direcionamento do sorteio.
"Não é fácil de explicar, mas espero que todos entendam no fim", afirmou o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário