sábado, 7 de dezembro de 2013

MASCAR CHICLETE AJUDA A PREVENIR CÁRIES, SEGUNDO ASSOCIAÇÃO...

FONTE: C.Claiborne Ray, The New York Times (noticias.uol.com.br).


Pergunta: Mascar chiclete faz mal?

Resposta: Normalmente não, embora exista o risco de sufocamento com uma goma grande, principalmente para as crianças pequenas. Na realidade, a Associação Americana de Odontologia conferiu o seu selo de aprovação a certos tipos de gomas de mascar sem açúcar. Em sua declaração de esclarecimento, a organização afirmou que "estudos clínicos demonstraram que mascar chiclete durante 20 minutos após as refeições pode ajudar na prevenção das cáries".

A goma de mascar estimula o fluxo salivar. Portanto, mascar chiclete após as refeições produz "o aumento do fluxo salivar que pode ajudar na neutralização e eliminação dos ácidos produzidos pela decomposição do alimento", consta na declaração. "Com o tempo, o ácido pode decompor o esmalte do dente, criando condições para o surgimento das cáries".

A quantidade extra de saliva também leva consigo mais cálcio e fosfato, que ajudam a fortalecer o esmalte.
Embora o chiclete com açúcar também aumente o fluxo salivar, a substância gera a produção de ácido. Embora defenda o uso de goma de mascar, a entidade afirma que são necessárias mais pesquisas para determinar o efeito do chiclete sobre as cáries.

A goma de mascar é considerada um alimento no que concerne às normas da FDA (órgão que fiscaliza alimentos e medicamentos nos Estados Unidos). As fórmulas de algumas gomas de mascar talvez tenham sido criadas antes da imposição desse regulamento. Todavia, conforme são adicionados novos ingredientes, a agência reguladora considera a quantidade de chiclete que pode ser engolida, que deve ser segura para o consumo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário