FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
O estudo, realizado pelo Centro
de Pesquisas Aplicadas da Trevisan Gestão do Esporte, unidade de negócios da Trevisan Escola de Negócios,
que oferece soluções empresariais para o mercado esportivo, revela que o
Palmeiras teve renda líquida de R$ 6.061.510 nos jogos como mandante
na Série B em 2013.
O montante é superior
em 78% em comparação com a arrecadação do ano de
2012, na Série A do Brasileirão. Em
média, o clube arrecadou R$ 139.751 a mais por partida.
“Nos jogos em casa, a
média de público pagante do Verdão foi de 14.974 torcedores, superior em
25% em relação à Série A em 2012”, salienta José Gabriel Leiva, pesquisador e consultor da
Trevisan Gestão do Esporte. “Os números mostram que o torcedor foi ainda mais
participativo no momento difícil do clube”.
José Gabriel também salienta que
“um time grande na Série B tem um impacto positivo no público e renda de todas as demais agremiações que disputam
a competição”, conforme demonstra com clareza o estudo. Em 2013, a Série B
gerou arrecadação bruta para os clubes de 78% a mais do que em 2012.
O aumento de público pagante nos
estádios foi de 18%. “A arrecadação líquida total foi de R$ 22.965.456, sendo
que a renda obtida pelo Palmeiras representa 26% desse valor”.
O impacto dos jogos do Verdão foi
bastante significativo para a arrecadação geral da competição. Das 380 partidas
disputadas, o Palmeiras esteve presente em 38, representando 10% do total.
Porém, esses jogos geraram R$
10.939.078 aos clubes, representando 48% da arrecadação líquida da Série B. O
clube teve a maior renda líquida, ficando em segundo lugar quanto ao total de
público como mandante, atrás do Sport Recife.
Dentre as 10 partidas com maior público do
campeonato, o Palmeiras esteve presente em seis. Nos jogos em que não
participou, Sport Recife e Ceará foram os destaques.
A partida com maior público pagante (48.960
pessoas) e arrecadação líquida (R$ 901.390,00) da Série B em 2013 foi entre
Ceará e Palmeiras, no Castelão.
Nas partidas em que o Palmeiras jogou como visitante, a média de público pagante foi de 14.269 torcedores e a arrecadação líquida
total gerada, de R$ 4.878.198.
“Ter o Verdão como
adversário foi negativo para os rivais no índice técnico, mas um
excelente negócio no aspecto financeiro, pois o time paulista representou aumento médio de 41%
na receita líquida das outras 19 equipes que disputaram a Série B”, observa
José Gabriel.
O consultor salienta que, “ao se analisar
em detalhes esse estudo de nosso Centro de Pesquisas Aplicadas, pode-se
antecipar que o Campeonato Brasileiro da Série
B em 2014, com Vaco da Gama e Fluminense, dois gigantes do futebol carioca,
deverá apresentar números expressivos em termos de público e renda. É preciso
considerar, ainda, que no próximo ano, com a Copa do Mundo, o futebol deverá
atrair mais a atenção do público brasileiro”.
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