sábado, 31 de maio de 2014

MORRE MAURÍCIO TORRES, APRESENTADOR DO “ESPORTE FANTÁSTICO”...

FONTE: Famosidades, Famosidades (entretenimento.br.msn.com).

              

O apresentador do “Esporte Fantástico”, Maurício Morreu, morreu, aos 43 anos, neste sábado (31), no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

O locutor foi vítima de uma infecção. Ele estava internado desde o dia 1º de maio, quando passou mal durante um voo do Rio de Janeiro para São Paulo.

Ao desembarcar, Maurício foi direto para o hospital, onde foi constatada uma arritmia cardíaca, segundo informou a coluna do jornalista Flávio Ricco.

Logo depois uma infecção foi descoberta, que chegou a ser combatida a base de antibióticos, mas não regrediu e agravou seu estado de saúde.


Torres deixa a esposa e uma filha de oito anos. O sepultamento será realizado no Rio de Janeiro. 

MEU ENCANTO PRECISA DA SAUDADE...

     

“Era uma vez uma menina que amava um pássaro encantado que sempre a visitava e lhe contava estórias, o que a fazia imensamente feliz. Mas chegava um momento que o pássaro dizia: “Tenho que ir”. A menina chorava porque amava o pássaro e não queria que ele partisse. “Menina”, disse-lhe o pássaro, “aprenda o que vou lhe ensinar: eu só sou encantado por causa da ausência. É na ausência que a saudade vivi. E a saudade é um perfume que torna encantados todos os que os sentem. Quem tem saudades esta amando. Tenho que partir para que a saudade exista e para que continue a ama-la e você continue a me amar...” E partia.

A menina, sofrendo a dor da saudade maquinou um plano: quando o pássaro voltou e lhe contou estórias e foi dormir, ela o prendeu em uma gaiola de prata, dizendo: “Agora ele será meu para sempre.” Mas não foi isso que aconteceu. O pássaro, sem poder voar, perdeu as cores, perdeu o brilho, perdeu a alegria, não tinha mais estórias para contar. E o amor acabou. Levou um tempo para que a menina percebesse que ela não amava aquele pássaro engaiolado. O pássaro que ela amava era o pássaro que voava livre e voltava quando queria e ela soltou o pássaro que voou para longe.”

"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel.

SAIBA DOMINAR-SE E VENCER A SI MESMO...

"Vitorioso não é aquele que vence os outros, mas o que se vence a si mesmo, dominando seus vícios e superando seus defeitos. 

A vitória sobre si mesmo é muito mais difícil, e quem consegue isto pode ser classificado como verdadeiro herói.

Aprenda a dominar-se, e jamais desanime.

Se desta vez não conseguiu, recomece e um dia sairá vitorioso!"

                  (Minutos de Sabedoria - C. Torres Pastorino).


"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel.

SORRISO... MÁRIO QUINTANA...


               

"Nada custa, mas acrescenta muito.
Enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores.
Dura apenas um segundo, mas muitas vezes a memória o guarda para sempre.
Traz a felicidade ao lar.
Alimenta a boa vontade entre as pessoas.
É a senha dos amigos.
Serve de incentivo para o desanimado, de alegria para o triste, de repouso para o fatigado.
Contra o mau humor, é o maior antídoto da natureza.
É o maior e melhor cartão de visitas.
Acalma os nervos e estimula a circulação em todo o rosto.
Promove harmonia em todo o nosso organismo.
Enfim, dá brilho aos olhos e simpatia ao caráter.
Então, SORRIA!..."


"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel.

O TRIÂNGULO IMORTAL...

                         

Fique com a Verdade, o Amor e a Virtude,
Pratique a Lei de Deus, o Cristo e a Revelação;
Porque fora deste triângulo, perderás em plenitude,
Estarás praticando o Mal, forjando para ti a desolação.

Na Lei de Deus fulgura o Poder da Moral,
No Cristo Modelo brilha o Serviço Divino;
Na Revelação há consolo, de advertência é Manancial,
E com o triângulo todo, forjarás o teu Glorioso Destino.

Marche com o triângulo que jamais morrerá,
Procure imitar o Cristo, no Amor que gera a Unidade;
Através da Sadia Revelação o Pai Divino te ilustrará,
E com o triângulo, vivendo-o, presto atingirás a Finalidade.

A vida na carne é transitória, é passageira,
Porém as conseqüências não o são, tu as levarás;
As tuas obras te marcarão, elas são a tua sementeira,
E serás feliz ou não, porque dela mesma é que tu colherás.

És um Cristo, Verbo ou Uno em preparo,
Pois o Vós Sois Deus, não foi ensinado em vão;
O livro Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas é o teu anteparo,
Que muito ensina da Lei, de Jesus Cristo e da Pura Revelação.

"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel.

COBRANÇAS POR TELEFONE TAMBÉM TEM LIMITES!...

Por Leonardo Cidreira de Farias ***

Para falarmos sobre cobranças de dívidas por telefone antes temos que falar um pouco sobre quais são os direitos do credor.

Qualquer credor pode cadastrar o nome do devedor no SPC e SERASA, mandar cartas, telefonar e entrar com processo judicial de cobrança.  (Estes são os direitos básicos do credor!)

Entretanto alguns credores contratam empresas de cobrança que se valem de verdadeiros atos de “terrorismo psicológico” em ligações infinitas, no número fixo do devedor, no celular do devedor e, acreditem, até mesmo em números de familiares dos devedores.

A ligação para cobrança é um direito do credor, mas esse tipo de cobrança também tem que respeitar princípios básicos como o princípio da privacidade do consumidor.

Geralmente esse tipo de ligação é feita por operadores de “callcenters” que foram “adestrados” a repetirem os procedimentos de uma cartilha. Geralmente não conhecem os fatos, tampouco o direito. São empregados contratados para repetirem, repetirem, repetirem.

Nesse tipo de ligação você não deve argumentar nada, até porque contra desconhecimento de fatos e de direito não há argumento que prevaleça.

Então qual o comportamento que você deve ter diante desse tipo de situação? O que fazer se extrapolarem do direito de cobrar por telefone.

Primeira atitude sua é tentar, logo na primeira ligação, levantar informações sobre a empresa de cobrança: Fale que você precisa estar seguro de que não é trote e peça o nome completo do operador, a razão social e o CNPJ da empresa de cobrança e do credor de sua dívida, e o número de telefone da empresa de cobrança.

Conseguindo essas informações você já terá excelentes elementos em seu poder caso necessite acionar administrativa ou judicialmente a empresa de cobrança se ela extrapolar do direito de cobrar.

Nas ligações tente sempre manter a gentileza e educação no trato.

Se não tiver condições de negociar a dívida naquele momento deixe claro e dê um prazo no qual você pense conseguir negociar essa dívida, e peça que não lhe liguem antes desse prazo.

Sempre anote o dia, hora e nome do atendente que lhe ligou, é interessante ter um histórico.

Se seu celular tiver recurso de gravação, grave a conversa, essa “conversinha mole” dizendo que a conversa está sendo gravada nunca prevalece quando pedimos a gravação judicialmente, a gravação sempre “some”, pois sempre é prejudicial à empresa.

E aquelas empresas que costumam utilizar “táticas de tortura psicológica” contra os devedores, infernizando suas vidas, ligando para os seus telefones (fixo e celular) diversas vezes ao dia, não respeitando horários, fins-de-semana ou feriados e ainda ligando para vizinhos, parentes e para o trabalho?

Um cliente me apresentou uma gravação de ligação de empresa de cobrança que ele recebeu no celular, a atendente falou barbaridades do tipo:

- “O senhor sabia que não existe prazo para cobrança? Mesmo depois de 10 anos o banco pode lhe cobrar!” (Mentira! O prazo dado no artigo 206, § 5º do Novo Código Civil é de 5 anos para cobrança judicial da dívida;

- “Seu nome nunca será retirado do SPC e SERASA” (Mentira! O prazo para manutenção do cadastro também é de 05 anos a contar da data de vencimento da dívida e não da data da inclusão do cadastro - clique aqui e leia um texto completo sobre esse tema);

- “Podemos tomar a casa que o Senhor mora!” (Imóvel único de moradia não pode ser penhorado, conforme a lei);

- “Podemos ligar para o devedor quantas vezes quisermos, a qualquer dia, horário, inclusive para o seu trabalho”. (Não podem, todo cidadão tem direito a sua privacidade e telefonar-lhe sem autorização é invasão de privacidade! Ligar para parentes, vizinhos e falar da dívida é submeter o devedor à humilhação e em alguns casos pode ser considerado crime!)

No caso específico desse cliente ingressamos com uma ação e conseguimos fechar um acordo para quitação da dívida em valor bem inferior ao que a empresa de cobrança queria receber.
Voltando ao tema, a partir do momento em que as ligações começarem gerar constrangimento, quando começarem a serem inconvenientes, se valha da mesma técnica deles! Como assim?
Simples, quando receber uma ligação de cobrança peça um minuto e deixe o telefone esperando e vá fazer o que estava fazendo, se possível ainda coloque junto ao rádio para eles ouvirem uma musiquinha!
Não atenda quando identificar o número e souber que se trata da empresa inconveniente.

Você também poderá acionar judicialmente a empresa de cobrança utilizando a ação para obrigação de não fazer! A justiça obrigará a empresa de cobrança anão ligar inúmeras vezes para realizar cobrança.

Você pode pedir da companhia telefônica (ou o juiz pode determinar que seja fornecida) a relação das ligações feitas para seu número e o titular de cada linha que lhe ligou. Lembra que falei para anotar? Nesse momento essa anotação serve como elemento de prova!

Se ligarem para colegas, parentes, deixarem recado com algum empregado seu, você se valerá deles como testemunhas num processo.

Uma pesquisa rápida no google retorna diversas notícias sobre indenizações em situações como estas!

Faça valer seus direitos, se passar por essa situação procure um Advogado de sua confiança!

Obrigado por sua atenção, uma semana de muita paz e até a próxima semana!

*** Leonardo Cidreira de Farias é Advogado (OAB/BA 30.452) atua na área de Direito do consumidor, Direito do trabalho e Direito do profissional de saúde.

Lembre-se, teve um problema jurídico? Consulte um Advogado de sua confiança. Clique aqui e acesse o catálogo de Advogados da OAB-BA.


Código de defesa do consumidor para quem não é Advogado, E-book de autoria de Leonardo Cidreira de Farias.

SEGREDOS DAS PESSOAS QUE NÃO ADOECEM...

FONTE: Ciclo Vivo, TRIBUNA DA BAHIA.
        
Ter uma vida saudável traz benefícios visíveis, mas exige um esforço e dedicação que nem todos estão dispostos a enfrentar. Exaustivamente, o assunto é tema de livros, reportagens, palestras, cursos, uma vez que público não falta.
A escritora norte-americana Gene Stone lançou o livro “Os segredos das pessoas que nunca ficam doentes”. Um ponto interessante da publicação é que ela menciona as populações que dificilmente ficavam doentes. Os cinco locais que abrigam povos mais saudáveis são: a Barbagia, na Itália; Okinawa, no Japão; a comunidade dos Adventistas do Sétimo Dia, na Califórnia; a Península de Nicoya, na Costa Rica; e a ilha grega de Ikaria.
Ao longo do livro ela fala sobre técnicas que se mostraram eficientes na cura de doenças. Já o norte-americano Dan Buettner escreveu o livro “Blue Zones: lições de pessoas que viveram muito para quem quer viver mais”, que virou best-seller.

Baseados neste livros, a Revista Viva Saúde reuniu as 50dicas mais eficazes para evitar doenças. A seleção é comentada por 21 especialistas brasileiros. Veja abaixo dez destes segredos:
- Beber bastante água (mesmo se não tiver sede);
- Trocar o café pelo chá-verde;
- Eliminar os alimentos com gorduras trans e gorduras saturadas;
- Ir ao dentista regularmente (muitas doenças podem ser detectadas na consulta);
- Aproveitar o contato com a natureza;
- Reduzir o consumo de carnes vermelhas;
- Dormir bem;

- Ter tempo para família e brincar com crianças;
- Evitar o consumo de sal, condimentos, pratos prontos, embutidos e enlatados;


- Estudar sempre para exercitar o cérebro.

MÉDICOS ERRAM DIAGNÓSTICO TRINTA VEZES E MULHER MORRE DE CÂNCER...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).
Jeannine morreu em 2012. Os médicos cogitaram várias doenças, mas não diagnosticaram corretamente.
Um inquérito para investigar a morte de Jeannine Harvey, 33 anos, concluiu que ela morreu de câncer de útero depois de médicos terem errado o diagnóstico da doença por trinta vezes, segundo a imprensa britânica. O médico legista concluiu que a equipe médica fracassou em diagnosticar e tratar a paciente.
Jeannine morreu em 2012. Os médicos cogitaram várias doenças, como crise de ansiedade, rompimento de um ligamento, entre outros, mas não diagnosticaram o câncer. Jeannine morreu oito meses depois de um exame de sangue indicar que havia algo errado. Outro resultado chegou a apontar para o câncer, mas foi ignorado pelo médico.
"Tudo o que queria era alguém para nos dizer como foi possível para médicos profissionais perder tantas oportunidades em diagnosticar corretamente e tratar a nossa irmã, cujo sofrimento e morte eram totalmente evitáveis", diz Marie Donovan, irmã de Jeannine.  A família dela criou uma campanha na internet para pressionar as autoridades por respostas. 
Com a publicidade do caso, o diretor-médico do Sandwell and West Birmingham Hospital, Roger Stedman, confessou a falha no diagnóstico. "Nossas investigações indicam que uma ressonância magnética em Jeannine deveria ter sido realizada, após uma laparoscopia realizada em fevereiro de 2012. Estamos verdadeiramente arrependidos. É claro que o tratamento apropriado teria antecipado a data do diagnóstico e teria impedido a dor e o sofrimento. Infelizmente, parece que o câncer de Jeannine já estava em um estágio que não teria sido curável".
A mulher deixou quatro filhos.

ANVISA SUSPENDE REGISTRO DO ANTIGRIPAL RESFENOL EM GOTAS...

FONTE: , Fabiana Cambricoli (noticias.uol.com.br).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu na sexta-feira (30) a distribuição, venda e uso do antigripal Resfenol Solução Oral em Gotas, fabricado pelo laboratório Kley Hertz S.A. De acordo com resolução publicada no Diário Oficial da União, o registro do medicamento foi cancelado pela falta de estudos clínicos que comprovem sua eficácia. Na publicação, a Anvisa determina que o laboratório providencie o recolhimento do estoque do produto existente no mercado.


Em nota, a Kley Hertz S.A. informou que "por falta de interesse comercial", decidiu não renovar o registro da apresentação Resfenol Solução Oral em Gotas, razão pela qual não realizou estudos clínicos necessários para a renovação do registro. Disse ainda que o produto está no mercado há mais de 20 anos e que, nesse período, não foi registrado nenhum problema ou reclamação sobre sua eficácia e segurança. A companhia sustenta, também, que as apresentações Resfenol Cápsulas e Resfenol Solução Oral "comprovaram sua eficácia e segurança clínica" por meio de estudos e tiveram seus registros renovados em fevereiro.

QUASE 90% DOS BRASILEIROS FUMANTES LAMENTAM TER CONSUMIDO 1º CIGARRO...

FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.
A maioria dos brasileiros fumantes (85% - 89%) lamenta ter dado início ao hábito. Os dados fazem parte da Pesquisa Internacional de Tabagismo (ITC, na sigla em inglês), apresentado na sexta (30), em razão do Dia Mundial sem Tabaco, lembrado neste sábado (31).
A militar aposentada Vânia Cristina da Costa, 55 anos, é uma das brasileiras que compõem essa estatística. Ela diz que começou a fumar aos 15 anos, por modismo, que se arrepende da decisão e tem medo das consequências.
"Cigarro é minha válvula de escape. Se eu estou estressada ou tenho um problema grave eu fumo e me acalmo. Aos 15 anos, quando comecei, era moda adolescente. Hoje me arrependo de ter começado a fumar, principalmente, por trabalhar na área de saúde. E tenho receio de ter um câncer de pulmão ou algo assim", lamenta.
De acordo com a pesquisa, 54% dos brasileiros relatam um alto grau de dependência à nicotina. Os dados mostram que mais de dois terços dos brasileiros fumantes têm uma opinião negativa em relação ao tabagismo e que 80% deles já tentaram parar de fumar.
Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos fumantes brasileiros não quer fumar, mas está presa pela dependência e apoia o fortalecimento de ações de combate ao tabagismo.

Apesar das dificuldades de largar o cigarro, o engenheiro de sistemas Cleto Praia, 63 anos, mostra que é possível parar. "Comecei a fumar na adolescência parei e voltei a fumar várias vezes. Agora já tem nove anos que não fumo e não sinto vontade. Pode fumar do meu lado que não me incomodo”, disse.
“Depois que parei de fumar, tudo melhorou. Se eu não tivesse parado estaria morto, eu tinha muitos problemas respiratórios, fumava três maços num só dia e agora caminho duas horas por dia", conta.

O estudo foi coordenado pela Universidade  de Waterloo, no Canadá, e desenvolvida em 20 países. No Brasil, foram ouvidas 1.830 pessoas de três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

APÓS SEIS ANOS. FABIANI SCARANZI DEIXA A RECORD...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.
No lugar dela, entra Talita Oliveira, ao lado de Paulo Henrique Amorim e Janine Borba.
Fabiana Scaranzi deixou a Record após seis anos à frente do 'Domingo Espetacular'. A informação foi divulgada por meio de um comunicado na tarde desta sexta-feira (30). A partir de agora, a apresentadora vai se dedicar a projetos relacionados a bem estar, saúde e beleza.
No lugar de Fabiana, entra Talita Oliveira, ao lado de Paulo Henrique Amorim e Janine Borba.

   

VEJA OITO DICAS PARA LARGAR O CIGARRO E NÃO GANHAR PESO...

FONTE: iG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.
Todo mundo sabe que o cigarro faz mal e que é difícil de largar. Não é nada impossível, mas para perder o vício é preciso muita determinação. Um problema comum entre ex-fumantes é o ganho de peso.
É importante saber que o fumo eleva o gasto energético das pessoas, mas não de uma maneira importante que justifique um ganho expressivo de peso.
“Quando uma mudança de comportamento como essa acontece, é importante ter alguns cuidados, especialmente com os hábitos alimentares, para assim evitar que os quilinhos a mais fiquem bem longe”, disse Roberta Stella, nutricionista-chefe do Dieta e Saúde.
Neste Dia Mundial contra o Tabaco (31), veja abaixo oito dicas para controlar o peso e dar uma forcinha para quem quer se livrar desse hábito:

1.  Marcação cerrada: Controle semanalmente o peso. Quando perceber que os quilos estão aumentando, é necessário adotar uma alimentação saudável para reverter esse quadro.

2. Autoanálise: Ao perceber que está usando o alimento como fuga, analise qual é o motivo da ansiedade e busque alternativas para combater essa causa.

3. Sem substituir: Evite substituir o cigarro por alimentos.  Estipule horários para realizar de 5 a 6 refeições por dia e nada de salgadinhos e biscoitos por perto.

4. Quase abstêmio: Evite bebidas alcoólicas. Elas podem ativar a vontade de fumar.

5.  Qualidade: Consuma frutas e legumes, que são fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento celular.

6.  Sem frituras: Evite consumir alimentos gordurosos que sempre resultam em quilos a mais, use azeite ou creme vegetal light.

7. Boas escolhas: Tenha sempre algum alimento com baixa quantidade calórica disponível para quando bater aquela fome no meio das refeições, como, por exemplo, barrinhas de cereais, frutas e iogurtes desnatados.


8. Mexa-se: Quanto mais ativo for, mais energia irá queimar, evitando que haja ganho de peso. A prática de atividade física ajuda no controle da ansiedade.

BAHIA: MULHER É CONDENADA A PAGAR R$ 50 MIL POR ESCONDER QUE FILHA ERA DE OUTRO HOMEM...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).
Com atualizações, valor a ser pago já ultrapassa os R$ 100 mil, diz advogado. Caso foi em São Gonçalo dos Campos.
A Justiça de São Gonçalo dos Campos, no interior baiano, recusou esta semana o último recurso de uma mulher que foi condenada no final de 2013 a pagar R$ 50 mil de indenização por danos morais por ter escondido do marido, por mais de 20 anos, que a filha que ele registrou era na verdade de outro homem.
O casal já estava separado quando o marido, um pecuarista aposentado da cidade, começou a desconfiar que a moça, que tem cerca de 27 anos, não era sua filha, por conta de comentários maliciosos que ouvia de outros moradores. A defesa do ex-marido alegou que ele estava sendo humilhado com as chacotas de que era alvo por conta da traição da ex-mulher.
De acordo com o advogado Luís Sérgio Oliveira da Fonseca, o processo corre desde 2009, quando seu cliente procurou uma negativa de paternidade em relação à filha da ex-mulher, e acumulou com processo de danos morais.  Um exame de DNA comprovou que de fato a moça não era filha do pecuarista.
"Isso foi muito bem fundamento na sentença. Uma coisa é uma traição de uma mulher na cidade grande, numa capital. Mas em uma cidade do interior a repercussão é muito grande. Isso abalou muito ele e eu consegui provar. Deprimiu. Isso deprime", explica o advogado. Além de descobrir não ser o pai biológico da moça, o pecuarista ainda se indignou ao saber que a ex-mulher teria recebido compensação financeira pela viúva do pai biológico da jovem, um empresário da região. "O comportamento dela falhou duas vezes. Primeiro foi a traição. E teve o fato que ela demonstrou interesse econômico, financeiro".
Com o resultado do DNA, o ex-marido buscou a Justiça também pare retirar seu nome da certidão de nascimento da moça que achava ser sua filha. "Ele nãos e sentia mais à vontade de constar como pai. Sendo que mesmo antes disso tudo eles não tinham uma boa relação, ela não era boa filha", diz o defensor.
O valor determinado pela Justiça, de R$ 50 mil, já ultrapassou os R$ 100 mil com as correções, segundo o advogado. A ex-mulher é proprietária de imóveis na região. "Já consegui bloquear um (imóvel) para poder honrar a sentença. Eu acredito que na próxima semana já vai ser penhorado", explica.

COMO AJUDAR UM AMIGO RELIGIOSO QUE NÃO CONSEGUE SE ASSUMIR GAY?...

FONTE: Fátima Protti, I Especial para o iGay, TRIBUNA DA BAHIA.



Sou gay assumido, minha família me aceita e me respeita. Tenho um amigo que não vive a mesma situação, infelizmente. Ele é homossexual, já se relacionou com homens, mas não consegue se aceitar. Tanto ele quanto a família são muito religiosos, acho que isso interfere na maneira dele lidar com a própria sexualidade. Tenho vontade de ajudá-lo. Como posso fazer isso?
Caro leitor, qualquer atitude insistente da sua parte pode ser entendida e sentida como uma grande pressão ou agressão. Às vezes, nossa boa intenção em ajudar prejudica uma grande amizade, enterrando de vez a mínima possibilidade de estar ao lado desse amigo para poder apoiá-lo no momento oportuno. No seu caso, acredito que é melhor deixá-lo à vontade. Torcer para que num futuro muito próximo ele se liberte dos grilhões que o aprisionam.
No entanto, se existe entre vocês intimidade e cumplicidade, você pode ajudá-lo nesse processo de aceitação, mesmo que seja de uma maneira sutil. Aos poucos, promova saídas e atividades de lazer com a presença de outros amigos gays. Isso facilita a identificação e a troca de ideias.
Conversas gerais sobre o tema também auxiliam na reflexão. Uma publicação sobre diversidade sexual ou homossexualidade pode ser um presente útil, fornecendo temas para esses bate-papos. Indico para você um livro legal neste sentido. A obra “O Armário – Vida e Pensamento do Desejo Proibido” (Editora Independente), de autoria de Fabrício Viana.
É preciso entender que a sociedade ainda trava uma luta com seu próprio preconceito em relação à homossexualidade. Para um número grande de pessoas, ela é entendida, equivocadamente, como uma patologia ou uma anormalidade, apesar de a Associação Americana de Psiquiatria ter tirado esta orientação homossexual do quadro das doenças mentais, em 1973. A Organização Mundial de Saúde fez o mesmo em 1993.
O preconceito em nossa sociedade tem raízes profundas, pois ao longo do tempo foram construídas ideias e crenças sobre nossa sexualidade, sem fundamentos, e com a intenção de controle e dominação.
A família, a religião, o trabalho e os amigos podem facilitar ou dificultar a saída do armário. Aliás, está é uma maneira precisa que descrever o ato de assumir publicamente uma orientação sexual.
Mas a saída do armário fica muito difícil se a pessoa ainda não aceitou plenamente a própria orientação homossexual, entendendo que é normal desejar e se relacionar afetivo e sexualmente com outra pessoa do mesmo sexo.
Todo esse processo é delicado e, na maioria das vezes, longo. É único, pois implica vários aspectos da história de vida de uma pessoa. O medo, a culpa e a vergonha estão sempre presentes, principalmente quando o desejo aparece. É preciso tempo para ressignificar aquilo que a impede de assumir de fato a sua homossexualidade.

É a partir daí que o seu amigo ou qualquer pessoa na mesma situação que a dele vai construir seus relacionamentos, uma vida emocional e sexual saudável.

APARELHOS QUE FAZEM RUÍDO PARA BEBÊ DORMIR PODEM PREJUDICAR AUDIÇÃO, DIZ ESPECIALISTA...

FONTE: FABIANA FUTEMA (maternar.blogfolha.uol.com.br).

                                

Os pais devem ficar atentos ao volume do som emitido por aparelhos sonoros colocados próximos ao bebê. Dependendo da intensidade do ruído, esses aparelhos podem oferecer risco à audição das crianças, segundo o otorrinolaringologista Arthur Castilho, especialista em saúde auditiva.

“O nível máximo permitido de ruído é de 80 decibéis. Acima disso, o ruído pode prejudicar a audição”, diz Castilho.

No entanto, o especialista afirma que esse limite de ruído depende da distância entre o aparelho sonoro e a criança. “Se o aparelho estiver bem próximo da criança, mesmo que abaixo de 80 decibéis, pode prejudicar a audição.”

Outro problema apontado pelo otorrinolaringologista é o tempo de exposição ao ruído. “Não faz bem deixar uma máquina de som ligada a noite inteira ao lado da criança.”

Muitas mães hoje são adeptas da técnica do chiado para fazer o bebê dormir. Há inclusive aplicativos de celular com esses chiados _simulam o barulho do ventre materno, batidas do coração ou sons repetitivos, como secador de cabelo e máquina de lavar.

De olho nesse filão, alguns sites passaram a vender aparelhos que produzem esses sons _são chamadas de máquinas de ruído branco.

Mas Castilho diz que o melhor som ambiente para fazer o bebê dormir ainda é o silêncio. “Já está comprovado que o que acalma o bebê é a voz da mãe. Se você acostumar a criança a dormir com esse chiado criará um condicionamento, ela só vai dormir com esse barulho. Não significa que esse som é que faz dormir, é condicionamento.”

BRINQUEDOS.
Castilho diz que os pais também devem prestar atenção nos brinquedos sonoros dos filhos. ‘Hoje, quase todo brinquedo parece brilhar e fazer ruído. Precisa ver se o brinquedo tem selo do Inmetro.”

Segundo ele, alguns fabricantes já têm cuidado com a saúde auditiva da criança na produção dos brinquedos. “Já vi brinquedos que emitem um som de intensidade maior quando estão na caixa. Mas quando você tira da caixa, o som fica mais baixo para não prejudicar a audição da criança.”

Com a quantidade de brinquedos, aparelhos sonoros e aplicativos à disposição, Castilho diz que as crianças de hoje estão mais expostas ao ruído.


O especialista afirma que os danos causados à audição são irreversíveis. “O processo de perda da audição é contínuo. E as lesões provocadas são irreversíveis. Por isso é preciso reduzir o volume e tempo de exposição das crianças ao ruído.”

EVITE JOGAR NO LIXO REMÉDIOS VENCIDOS...

FONTE: Rayllanna Lima, TRIBUNA DA BAHIA.

           
Você sabe o que deve ser feito com medicamentos vencidos? Essa é uma questão que não costuma passar pela cabeça da população. O descarte inadequado de medicamentos vencidos podem causar danos tanto para a saúde quanto para o meio ambiente.
O lixo doméstico ou o vaso sanitário não são o destino recomendado para esses produtos. Mas então, o que fazer com esses medicamentos quando eles não são consumidos e perdem o prazo de validade?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estima-se que de 5 mil a 34 mil toneladas de medicamentos são geradas anualmente no país.
De acordo com a farmacêutica da Secretária Municipal de Saúde Salvador (SMS) Maria Fernanda Barros, o melhor destino para esses remédios é em farmácias.
“O único local correto para o descarte de medicamento vencido é em farmácias que possuam o Programa de Descarte. Quando medicamentos são jogados em lixo domiciliar, esgoto ou vaso sanitário pode causar danos ambientais e danos para a saúde da população. Como dano ambiental pode ter contaminação da água, do solo e de animais. Como danos à saúde podemos citar intoxicação por medicamento”, explica Maria Fernanda.
Ainda de acordo com a farmacêutica, existe na capital baiana um grupo de estudo sobre descarte de medicamentos vencidos ligado ao Conselho Regional de Farmácia, onde farmacêuticos e outros setores da comunidade estão envolvidos, que possui relação direta com o Ministério Público e Secretaria Municipal de Saúde. “O próximo passo do grupo é realizar campanhas educativas para orientar a população e capacitar multiplicadores”, afirma.

Orientações sobre o descarte correto de remédios que já passaram da validade também são passadas em campanhas feitas por universitários. É o que afirma a formanda em Farmácia na Faculdade de Tecnologia e Ciências, Daiane Bastos. “Lutamos para que o descarte correto seja feito. Em 2013 fizemos uma campanha em um colégio no Bairro da Paz, onde tentamos conscientizar às pessoas para não misturar esses tipos de medicamentos com o lixo comum, e levarem aos postos”, disse.

De acordo com Daiane, além das farmácias preparadas para receber tais medicamentos, as universidades que possuem o curso de Farmácia também são uma opção para descarte correto.
Graças ao programa Descarte Consciente, os soteropolitanos podem evitar que remédios vencidos causem intoxicação ou contaminem solos e cursos d’água com substâncias químicas. A ação do programa envolve um sistema de recolhimento e destinação correta de medicamentos vencidos ou em desuso.
Criada pela Brasil Health Service (BHS), empresa de tecnologia e inovação em saúde, a iniciativa tem validação da Anvisa e é promovida em parceria com integrantes da cadeia produtiva farmacêutica.
A Farmácia-Escola da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (Farmácia Popular do Brasil) participa deste projeto, contando com um preservômetro, que é uma estação coletora que foi desenvolvida com alta tecnologia e segurança visando a atender às exigências sanitárias e facilitar o descarte adequado de seus medicamentos.
Além da Farmácia Popular do Brasil, outros pontos de coleta no estado da Bahia são as farmácias: Apoio, A Fórmula, Bompreço, Santana, Pague Menos e Drogasil.

O que fazer:

1. Separa em sua casa -  Verifique na sua casa a data de vencimento de seus medicamentos. Separe os vencidos e aqueles que você sabe que não serão mais usados.


2. Descarte corretamente - Leve-os com suas respectivas caixas a uma das farmácias participantes. Na estação coletora, siga a orientação de registro, separação, inutilização das embalagens e deposite separadamente nos locais indicados.