FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Passar muito tempo navegando pelas redes
sociais ou agir de forma pouco diplomática são atitudes que pesam, e muito, no
desenvolvimento da carreira de um profissional.
“Agir deliberadamente e ter pouco espírito de
equipe são atitudes que pesam negativamente na avaliação de quem atua em uma
empresa. É por isso que as pessoas precisam ter clareza de que o ambiente de
trabalho é constituído para objetivos comuns e profissionais. Portanto, é
necessário ter muito respeito com quem se convive diariamente”, explica Erica
Isomura, especialista em Recursos Humanos na VAGAS Tecnologia.
Conheça
abaixo 10 atitudes prejudiciais ao desenvolvimento da carreira de um
profissional:
1) Ficar
muito tempo nas redes sociais - não pega bem investir tempo e energia nas redes enquanto há
uma série de atividades que precisam ser entregues.
2) Deixar o celular com
toque alto - especialmente
quando você esquece e toca aquela música muito alta e dançante. Essa atitude
não é adequada: o mais indicado é que no ambiente de trabalho o celular fique
na função "vibrar ou silencioso” ou com um toque mais discreto.
3) Colocar os dois
fones de ouvido com música alta e ignorar o ambiente externo - por mais que você tenha uma atividade com pouca interação
com as pessoas, o ambiente de trabalho pede contato e relações humanas.
Imagine o quanto é desagradável para o outro
tentar obter a sua atenção enquanto você curte sua música em alto e bom tom.
4) Defender verdades
“absolutas”, desconsiderando a opinião alheia – você pode parecer um ditador de ideias e conceitos.
Assuntos polêmicos como política, religião e
futebol (opa, olha a Copa aí) merecem muito cuidado, pois facilmente um
desencontro de opiniões podem acalorar ânimos e colocar em risco uma relação
profissional.
O debate deve ser saudável e enriquecedor para
todos. Portanto, aprenda a ouvir e considerar novas ideias.
5) "Nossa você não
sabe quem está saindo com o fulano, que é casado!" - fofoca não é legal em lugar nenhum, ainda mais no ambiente
de trabalho. O que você ganha falando mal da vida alheia?
Dica: se não tem nada de bom para falar de uma
pessoa, não fale, simples assim. Pessoas com fama de fofoqueiro costumar ser
mal avaliadas pela liderança. Portanto, não faça parte desse time.
6) "Eu não ganho
para isso" - esta não é uma frase
tão profissional, vamos combinar? Desafios são importantes na vida,
oportunidades poderão surgir frente a situações em que você "não ganha
para isso". Busque fazer o melhor sempre pois o resultado vem como
consequência.
7) "Sempre foi assim e
você não mudará isso" -demonstra
a dificuldade de um profissional em lidar com o novo ou para tentar compreender
o que há de aprendizagem ou oportunidade além do que você consegue perceber.
Uma das habilidades que se busca nos
profissionais é a habilidade de ser "agente de mudança" em um cenário
de constante ruptura. Dizendo isso, você certamente não estará preparado para
esse novo cenário.
8) "Eu tenho
razão" - ter razão não pode
ser mais importante que o resultado. Hoje prevalecem atitudes e busca por
soluções. Discutir quem tem razão está “fora de moda”.
9) "Esta empresa não
tem jeito, nada dá certo, tudo está errado, nunca vai mudar" - frases negativas como esta não dão espaço para um clima
positivo de trabalho. Parece sutil, mas adotar uma postura positiva no trabalho
ajuda no conforto e na resolução de problemas e conflitos.
10) "Fulano é um
babaca mesmo, aquele é um idiota" – disparar duras palavras ao ar demonstram imaturidade
profissional e despreparo emotivo de uma pessoa.
Só sai perdendo quem age dessa
forma. Conflitos e divergências profissionais precisam ser resolvidas de forma
equilibrada, sem partir para campo emocional/pessoal.
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