domingo, 16 de novembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA MEIA PARA O CORREDOR...

FONTE:, (webrun.uol.com.br).

O que calça o seu pé não é só o tênis: a meia pode fazer toda a diferença durante a prova.

Claro que, se você já corre, sabe da importância que o tênis tem no seu rendimento. Mas, cá entre nós, você se importa com a meia que usa durante treinos e provas? Sim, a meia. Você já chegou a pensar que ela pode ajudar a evitar lesões e, de repente, melhorar o seu desempenho como atleta?


O podólogo Genilson Barbosa que trata de pés de esportistas há dois anos no Studio Lia Souza, explica que quando o atleta não usa meia ele pode ter bolha nos pés por causa do atrito, além de dor e inchaço. “Depois de formada a bolha, não consegue colocar o tênis. Esses problemas são mais comuns depois de uma corrida de longa distância", explica o especialista.

Rosalia Guarischi, ultramaratonista e blogueira do Webrun, sentiu na pele a importância de escolher bem esse equipamento, e não foi em uma simples prova. “Participei da Ultra Trail du Mont Blanc, uma prova de 168 quilômetros e errei no tipo de meia. A que usei não tinha proteção para o calcanhar e para os dedos. Além disso, não era o tecido ideal, já que passamos em riachos e a meia ficou úmida”, conta a superatleta.

“Meu pé descascou inteiro”, diz. “Nunca tinha me preocupado com a meia, mas depois dessa experiência, mudei. Hoje sei a importância que a meia tem para um atleta”, garante Rosalia, que sentiu na pele, literalmente a má escolha da meia.

Existe meia específica para corredor?
Como qualquer equipamento, você deve verificar o que melhor se adapta ao seu estilo. Podemos ler que as meias de compressão podem ser ótimas para longas distâncias, comprimindo a musculatura, aumentando o fluxo sanguíneo na região da panturrilha e diminuindo o cansaço e o peso nas pernas ao final de uma prova ou treino de longa distância. Mas, claro, ela não é o melhor para todos.

“Cheguei a usar meia de compressão e gostei muito, mas pra mim não funciona. Nas provas que participo é importante a deixar o pé seco, por isso preferi uma impermeável. É super técnica”, explica Rosalia, se referindo a um tecido especial que impede que a água seja retida.


O importante, no final das contas é testar e treinar com a meia que você pretende usar durante a prova. Lembre-se de evitar meias largas que aumentam o atrito com o tênis, e fuja de meias de algodão que retém o suor e facilitam a criação de frieiras. Não se esqueça de verificar todo seu equipamento – meias inclusas – já que a sua saúde e o seu rendimento também dependem disso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário