FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.
O
câncer de próstata é a doença mais frequente no sexo masculino, perdendo,
apenas, para o câncer de pele não-melanoma. Estatísticas apontam que a cada
seis homens, um é portador da doença. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao
urologista e, até o fim de 2014, a projeção é que 12 mil morrerão vítimas da
doença, em função da descoberta em estágio avançado.
Os
dados foram divulgados pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade
Brasileira de Urologia (SBU), com o intuito de conscientizar a população
masculina sobre a doença e diminuir a taxa de mortalidade. O SBU promove a
campanha Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional
das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e,
principalmente, motivar os homens a fazer exames preventivos. A forma mais
eficiente de diagnóstico ainda é o exame de toque retal.
A
próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20
gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela está localizada
abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais,
é produzir o esperma. O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de
mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa, entre
2012 e 2013, apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama.
De acordo com especialistas, o preconceito com o exame de toque retal ainda é
forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o
exame.
Na
capital fluminense, vias expressas e monumentos fazem parte da campanha.
Segundo a concessionária que administra a via expressa Linha Amarela, os colaboradores
trabalharão com uma fita azul no atendimento aos usuários. Além disso, a
concessionária pede que as pessoas trabalhem de azul em um dia do mês. Os
corredores e computadores serão enfeitados com o tema da campanha, além da
inclusão de um pop-up no site oficial da empresa.
No dia
em que se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata – 17 de
novembro -, o Cristo Redentor será iluminado de azul em apoio ao Novembro Azul.
De acordo com a presidenta do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene
Oliveira, a campanha é referência na missão de orientar a população masculina a
cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência.
"Os
homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso,
acabam descobrindo a doença em estágio já avançado", destaca Marlene
Oliveira.
O
público-alvo da campanha Novembro Azul são homens a partir de 40 anos e grupos
que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e
parceiros. Mais informações estão no endereço eletrônico www.novembroazul.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário