FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
A ação faz parte do monitoramento periódico
realizado pela ANS pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento.
Trinta
e cinco planos de saúde de sete operadoras estão com a comercialização suspensa
desde ontem (17/03). A medida foi determinada pela Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS) em função de reclamações relativas à cobertura assistencial,
como negativas e demora no atendimento, recebidas no 4º trimestre de 2016. A
ação faz parte do monitoramento periódico realizado pela ANS pelo Programa de
Monitoramento da Garantia de Atendimento.
”O
Monitoramento é um dos instrumentos da ANS para garantir o correto atendimento
aos beneficiários dentro dos prazos estabelecidos pela Agência. A medida tem se
mostrado eficaz especialmente quando evitamos, por meio da suspensão, o
ingresso de novos consumidores em planos que não estão atendendo seus clientes
de forma satisfatória. Agindo preventivamente, alertamos as operadoras para a
urgência na adoção de medidas para a melhoria da assistência prestada”,
esclarece a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos, Karla Santa Cruz Coelho”.
No
período de 01/10 a 31/12/2016, a ANS recebeu 16.169 reclamações de natureza
assistencial em seus canais de atendimento. Desse total, 12.946 queixas foram
consideradas para análise pelo programa de Monitoramento da Garantia de
Atendimento. São excluídas as reclamações de operadoras que estão em
portabilidade de carências, liquidação extrajudicial ou em processo de
alienação de carteira, cujos planos não podem ser comercializados em razão do
processo de saída ordenada da empresa do mercado. Os planos de saúde suspensos
possuem juntos cerca de 230 mil beneficiários. Estes clientes continuam a ter a
assistência regular a que têm direito, ficando protegidos com a medida, uma vez
que as operadoras terão que resolver seus problemas assistenciais para que possam
receber novos beneficiários.
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