quinta-feira, 30 de março de 2017

APRENDA A TRATAR E PREVENIR A DOR NOS PÉS...

FONTE: Acorda Cidade, site parceiro da Tribuna da Bahia Online, TRIBUNA DA BAHIA.

Geralmente não é um problema grave, mas quando a dor persiste por semanas é necessário a avaliação de um especialista.

Certamente você já sentiu em algum momento dores nos pés por um certo período. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (Abtpé), mais de 70% da população mundial apresenta dor nos pés em algum momento da vida e, apesar de ser um incômodo bem comum, o problema pode estar ligado ao excesso de exercícios, inflamações e até problemas ortopédicos.
Geralmente não é um problema grave, mas quando a dor persiste por semanas é necessário a avaliação de um especialista para que o problema seja identificado e o melhor tratamento seja indicado.
As causas mais comuns podem estar ligadas a problemas no tendão calcâneo, joanetes, fascite plantar, neuroma Morton, esporão e até problemas ortopédicos. A maioria dessas causas é devido ao excesso de movimento e peso sobre os pés, por isso é comum que alguns atletas e dançarinos desenvolvem a dor nos pés com mais facilidade.
Após a identificação do problema o tratamento pode seguir através de fisioterapia, alongamentos, massagem, medicação a base de anti-inflamatório e até o uso de palmilha ortopédica.
O uso da palmilha é muito indicado em tratamentos para combater o esporão e a fascite plantar, pois promove um amortecimento e uma acomodação maior sob o osso calcâneo que ajuda a distribuir o peso sobre pressão dos pés.
Também é possível aliviar e prevenir a dor nos pés com algumas atitudes em casa. 
Veja abaixo.

- Utilize sempre sapatos confortáveis e adequados para o seu tipo de pisada.

- Movimentar os pés para cima e para baixo e de forma circular principalmente após um longo período na mesma posição.

- Durante a noite deite sobre o sofá ou cama e coloque os pés sobre um travesseiro ou almofada. O importante é deixar as pernas para cima, assim ajuda na circulação.

- Massageie os pés com cremes e hidratantes apropriados. Uma dica é utilizar uma bolinha de ping pong ou algum objeto circular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário