Nenhuma cota da TV na
transmissão do Brasileirão deste ano será destinada para os quatro últimos
colocados que caírem para a segundona em 2019.
A partir do próximo ano, o rebaixamento no Brasileiro vai pesar muito
mais no bolso dos clubes com o novo contrato de televisão. O time rebaixado já
terá prejuízo na cota no próprio ano da queda. Isso além de não ter direito a
nada do contrato da Série A no ano que disputar a Série B, como já divulgado. O
novo modelo de contrato de televisão da TV Globo prevê a distribuição de
receitas de TV Aberta e Fechada de três formas: 40% igual entre os times, 30%
por número de exibição na Globo, e 30% por posição no campeonato. Há ainda o
pay-per-view dividido por torcida.
Pois bem, o dinheiro distribuído por posição no campeonato prevê cotas
apenas do 1º colocado ao 16º colocado. O campeão ficará com uma premiação de R$
33 milhões. Já o 16º colocado, primeiro que não cai, terá direito a R$ 11
milhões, um terço do valor.
Não há nenhuma cota neste item previsto para os quatro últimos colocados
que caírem para a Segundona. Ou seja, os clubes rebaixados receberão menos do
que os outros. Se todos os times fossem da Globo, os 16 que não caíssem
dividiriam R$ 330 milhões em uma média de R$ 20 milhões por time.
Mas uma fatia das equipes receberá do Esporte Interativo, cujos contratos
também preveem premiação por posição na tabela e corte de cota em caso de
rebaixamento. No caso dos times do canal, atualmente são sete na Série A, 25%
do contrato é distribuído por posição na tabela. Além da fatia por premiação,
cada clube vai ficar com R$ 22 milhões pela fatia que é distribuída
igualitariamente, em um total de R$ 440 milhões. O número de exposição na TV
Aberta vai determinar a divisão de outros R$ 330 milhões.
A diretoria do Vasco estima que ganhará menos da metade do valor do
Flamengo em cotas da Globo pelo Brasileiro-2019. A informação consta do balanço
do clube alvinegro. O modelo de nova distribuição de cotas da emissora foi para
reduzir diferenças entre times, mas o cálculo vascaíno é que a vantagem
rubro-negra vai aumentar e atingir R$ 120 milhões. Além do modelo, pesa um
aditivo ao contrato assinado pelo ex-presidente Eurico Miranda que reduz as
cotas do clube cruzmaltino.
Atualmente, o Flamengo já é o clube com maior receita de televisão do
Brasil, superando inclusive rivais de outros Estados. Em 2017, ganhou R$ 199
milhões com televisão, contra R$ 97 milhões do Vasco. Mas, neste caso, estão
todas as receitas de televisão, incluído o Estadual do Rio em que os dois times
recebem igual. Por rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br.
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