Você é do tipo que ama as redes sociais e principalmente o Facebook? Um
novo estudo mostrou que uso dessa mídia pode prevenir doenças como depressão ou
ansiedade em adultos. As informações foram publicadas no periódico Journal of
Computer-Mediated Communication.
Dessa vez, os cientistas focaram no público adulto em vez de pegar jovens
que estão constantemente conectados nas redes.
Como o estudo foi
feito.
Cientistas da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos,
analisaram dados de 2015 e 2016 de milhares de adultos que participaram do
Painel de Estudo da Dinâmica de Renda.
Os voluntários responderam a um questionário sobre o uso das mídias
sociais e seus efeitos na saúde mental.
Além de cada participante, pelo menos um membro da família participou do
estudo.
A pesquisa levou em conta questões que podem prejudicar a saúde mental do
indivíduo como nível socioeconômico mais baixo.
Ao analisar os resultados, os cientistas constataram que 63% dos usuários
de mídias sociais eram menos propensos a terem problemas relacionados à saúde
mental.
Um dos autores do estudo sugere que isso ocorre porque a mídia social
facilita o contato com os membros da família e o acesso a informações sobre
saúde.
Uso diário das redes.
Como parte da análise, os cientistas perguntaram aos participantes sobre
qual a frequência que eles usavam apps de comunicação e deram uma escala de até
cinco pontos: "todos os dias", "algumas vezes por semana",
"uma vez por semana", "menos de uma vez por semana "ou
nunca."
Também foi levado em consideração questões relacionadas à saúde mental de
cada participante. Mais uma vez, eles responderam usando uma escala que variava
de "todo o tempo" a "nenhuma das vezes".
Como em uma das partes do estudo os cientistas levaram em consideração os
familiares dos voluntários e uso nas redes sociais, os autores perceberam que sofrimento
psicológico de uma pessoa pode diminuir, principalmente quando alguém da
família também é usuária de uma dessas mídias. Eles usaram o exemplo de
conversar com familiares distantes, perguntar sobre o outro e trocar
informações via redes sociais.
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