segunda-feira, 31 de agosto de 2009

NOVE INSTITUIÇÕES ESTÃO NA MIRA DO MEC, DIZ SECRETÁRIA; VEJA QUAIS SÃO...


FONTE: Simone Harnik, em São Paulo (educacao.uol.com.br).


Nove instituições estão sob a mira do MEC (Ministério da Educação), porque tiraram nota insatisfatória no IGC (Índice Geral de Cursos), divulgado nesta segunda-feira (31). Por dois anos consecutivos, o desempenho dessas escolas foi inferior ao esperado. Uma delas, inclusive, já foi descredenciada - a Faculdadade Cidade de João Pinheiro, de Minas Gerais.
As faculdades que tiveram nota baixa terão de firmar um acordo para melhorar a qualidade do serviço oferecido. Os processos ainda estão em fase de recursos. Mas, segundo avaliação da secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, "essas nove instituições estão em situação crítica".As instituições de ensino são as seguintes:
 Centro de Ensino Superior de Valença - Rio de Janeiro
 Escola Superior de Agronomia de Paraguaçú Paulista - São Paulo
 Faculdade de Educação Física de Foz do Iguaçu - Paraná
 Faculdades Esefap (Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista) - São Paulo
 Faculdades Integradas da Terra de Brasília - Distrito Federal
 Faculdades Integradas Espírita - Paraná
 Instituto de Ensino Superior Materdei - Amazonas
 Universidade Ibirapuera - São Paulo

Outro lado

O UOL Educação entrou em contato com todas as instituições e aguarda retorno. A Faculdade Cidade de João Pinheiro, de Minas Gerais, informou por meio de nota que vai tomar as medidas judiciais cabíveis. Diz ainda que "há evidente desproporção entre a medida adotada pela Secretaria de Educação Superior e as alegadas 'irregularidades'".Por meio de sua assessoria de imprensa, as Faculdades Integradas "Espírita" informaram que "estão tomando as medidas necessárias para corrigir as fragilidades detectadas na avaliação".

Confira a entrevista com a secretária:

UOL Educação - Qual o foco do IGC no momento?

Maria Paula - A distribuição dos resultados não é o maior foco neste momento. O maior foco é produzir elevação do patamar de qualidade. Estamos focado no acompanhamento das instituições que tiraram 1, 2 no IGC.

UOL Educação - Foram muitas as faculdades?

Maria Paula - Foram nove instituições que repetiram no IGC de 2008 a nota de 2007. Essas nove instituições estão em situação crítica. Nas últimas avaliações tiraram nota dois.

UOL Educação - O que vai acontecer com elas?

Maria Paula - Elas vão ser acompanhadas e uma delas já foi descredenciada.

UOL Educação - Houve melhoria de um ano para outro?

Maria Paula - As culturas da supervisão e da avaliação já foram absorvidas pelas instituições. Elas sabem que as notas vão ter efeito e que este é o método de trabalho do MEC.

UOL Educação - Mesmo assim, a USP (Universidade de São Paulo) continua sem participar do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Isso é ruim para o IGC?

Maria Paula - A USP pertence ao sistema estadual e é uma pena que não participe. Como é uma instituição de ponta, daria uma contribuição para qualificar o indicador. Espero que os responsáveis pela decisão na USP tenham a capacidade de compreender a importância do processo de avaliação das instituições.

UOL Educação - O que a senhora destaca do índice?

Maria Paula - Queremos induzir rapidamente a melhoria para o conjunto das instituições. Temos de tratar o ensino superior como um todo.

UOL Educação - Ao todo, 29,4% das instituições tiraram notas 1 e 2. Como a senhora avalia?Maria Paula - O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) está fazendo a avaliação da concentração na nota 1 e 2. Muitas pequenas universidades, com poucos cursos, podem ter tirado nota ruim porque o ano do Enade acaba pesando no resultado. A instituição pequena pode ser muito afetada de um ano para o outro. Nas maiores, os resultados tendem a ser compensados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário