domingo, 30 de agosto de 2009

RAIKKONEN ENCERRA JEJUM DA FERRARI; BUTTON NÃO PONTUA E RUBENS É O 7º....


FONTE: UOL Esporte, em São Paulo.

Kimi Räikkönen aproveitou a boa largada no GP da Bélgica e conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1 desde abril do ano passado, encerrando o jejum da Ferrari neste ano e ao subir no pódio pela terceira vez seguida. Já o brasileiro Rubens Barrichello não conseguiu aproveitar tão bem o abandono do líder Jenson Button no começo e terminou na sétima posição, derramando óleo e quase parando na linha de chegada.

O italiano Giancarlo Fisichella largou na pole, cedeu a liderança ao finlandês logo no início, mas segurou a segunda posição até o final, somando os primeiros pontos da história da Force India. O alemão Sebastian Vettel completou o pódio e subiu para a terceira posição no Mundial, a três pontos de Rubinho.Barrichello largou em quarto, mas voltou a ter problemas na saída e caiu para a última posição logo no começo. No final, seu motor começou a soltar fumaça e derramar óleo. Mas, no drama, ele chegou em sétimo e diminuiu para 16 pontos a diferença para Button, mesmo com o abandono do inglês logo na primeira volta. Foi a primeira vez no ano que o líder do Mundial terminou sem pontuar.Räikkönen, que largou em sexto, se aproveitou das circunstâncias e venceu pela quarta vez em Spa-Francorchamps, colocando a Ferrari no lugar mais alto do pódio pela primeira vez neste ano. A última vitória da escuderia havia sido no GP do Brasil do ano passado, com Felipe Massa. E o último triunfo do finlandês foi no GP da Espanha, em abril do ano passado. Foi o terceiro pódio seguido do piloto nesta temporada.

Enquanto isso, seu companheiro Luca Badoer terminou no 14º e último lugar entre os pilotos que terminaram a prova. Decepções à parte, a corrida também foi marcada pelo bom desempenho da BMW, que teve Kubica e Heidfeld em quarto e quinto, respectivamente.

A corrida.

Pela terceira vez no ano, Rubens travou na largada e caiu para a última posição. Räikkönen usou a área de escape na primeira curva para assumir a segunda posição. E, logo na primeira volta, uma batida tirou da disputa quatro pilotos de uma só vez.

Os novatos Romain Grosjean e Jaime Alguersuari se enroscaram e afetaram também Lewis Hamilton. E para compensar o problema de Barrichello no começo, o líder do campeonato Jenson Button também foi tocado na confusão e saiu da prova logo na primeira volta.

Após a confusão, o Safety Car entrou na pista, e Giancarlo Fisichella continuava líder, seguido por Räikkönen e Kubica. Trulli, que largou em segundo, parou nos boxes logo na primeira volta.

Barrichello também quebrou o bico e fez pit stop logo no começo e aproveitou para reabastecer, já que foi o mais leve a largar. Ele também precisou tirar os pneus macios e correu com compostos duros no resto da prova, alterando a estratégia.

Na relargada após a bandeira amarela, Räikkönen usou o Kers e ultrapassou Fisichella, assumindo a liderança. E demorou apenas uma volta para que Barrichello ultrapassasse Badoer e abrisse caminho para uma recuperação.A reação de Rubens começou com uma ultrapassagem arrojada sobre Webber, que logo depois acabou punido por ter atrapalhado Heidfeld nos boxes. Ele ainda foi beneficiado pela desistência de Jarno Trulli, que teve problemas e abandonou. Além disso, Alonso se enrolou na parada dos boxes e saiu da corrida. O brasileiro aproveitou e entrou na zona de pontuação.

No final, Barrichello ainda pressionou Kovalainen, que estava na sua frente, em sexto lugar. Mas, por orientação do pit lane, o brasileiro se conteve para segurar a sétima colocação. E fez bem. Na última volta, seu motor já soltava fumaça e derramava óleo. Mas Rubens 'carregou' o carro até a linha de chegada e conseguiu os dois pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário