quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DOENÇAS CRÔNICAS ATINGEM 75,5% DOS IDOSOS, DIZ PESQUISA DO IBGE...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 75,5% dos idosos, sendo 69,3% dos homens e 80,2% das mulheres, sofrem de doenças crônicas no país. Segundo o estudo “Indicadores Sociodemográficos e de Saúde - 2009”, em menos de 40 anos, enfermidades complexas e que dependem de tratamentos mais caros passaram a atingir pessoas com faixas etárias mais avançadas no Brasil.
O levantamento ainda aponta que os idosos do Nordeste encontram-se em séria desvantagem quanto à condição funcional, quando comparados com os das demais regiões do país. A incapacidade funcional é avaliada pelo instituto através da dificuldade de mobilidade, de realizar atividades básicas como cuidado pessoal e nas ações mais complexas, necessárias para viver de forma independente. Já idosos em muitas áreas do Norte e do Centro-Oeste, onde há predominância de atividades agrícolas e menores taxas de urbanização, encontram relativa vantagem.
A pesquisa destaca que o Brasil envelhece rapidamente, mas os grandes centros urbanos, embora já apresentem um perfil demográfico semelhante ao dos países mais desenvolvidos, ainda precisam melhorar a infraestrutura de serviços para dar conta das demandas decorrentes das transformações demográficas vigentes.
De acordo com a pesquisa do IBGE, o município de São Paulo apresenta as mais baixas taxas de prevalência de incapacidade funcional, 20,1% para mulheres e 15,8% para os homens. Palmas, entre as mulheres (38,5%), e Maceió (28,2%), entre os homens, têm as mais altas taxas de incapacidade funcional, afirma o levantamento.

*** Notícia publicada na edição impressa do dia 03/09/2009 do CORREIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário