sábado, 19 de setembro de 2009

FONTE: SINTERPBA (sinterpba@sinterpba.org.br)

O Dia do Radialista, 21 de setembro, será comemorado pelo Sinterp em diferentes regiões do estado. Em Salvador, a comemoração será no dia 09 de outubro, com a Festa do Radialista, a ser realizada no Antigo Quartel de Amaralina. No dia 21, em Salvador, o Sinterp receberá uma homenagem do governo do estado pelo Dia do Radialista. O coordenador do Sinterp, Everaldo Monteiro, ressalta os 51 anos de existência da entidade, enquanto representante da categoria. “O sindicato passou por inúmeras transformações, entre várias gerações ao longo do seu tempo, assumindo um papel de dignidade e muita responsabilidade para com seus associados e trabalhadores de modo geral”, destaca.


Homenagem
A homenagem do governo do estado ao Sinterp pelo Dia do Radialista ocorre juntamente com a comemoração da centésima edição do programa Conversa com o Governador. A solenidade contará com as presenças do governador Jaques Wagner, secretários de estados e outras autoridades. Serão entregues placas comemorativas ao Dia do Radialista para os dirigentes sindicais de Feira de Santana, Valter Vieira, e de Salvador, Everaldo Monteiro, além do radialista Edmundo de Carvalho. Para o Sinterp, trata-se de uma homenagem justa e importante, que sinaliza o reconhecimento dos radialistas por parte do governo do estado. O evento ocorre na segunda-feira, dia 21, no Hotel Pestana, em Salvador, às 8h30.

Confira abaixo programação do Dia do Radialista:
Salvador – dia 9 de outubro. Festa Dançante, a partir das 21h.Local: Amaralina Beach Lounge, antigo Quartel de Amaralina.
Baixo Sul – Jequié – dia 20 de setembro, domingo, churrasco e música ao vivo, de 8h às 17h. Local: BR 330, Clube Balneário Provisão. Estrada Jequié / Jitaúna.
Valença, no dia 20 de setembro, domingo, confraternização, com som ao vivo, a partir das 09h. Local: Restaurante Zé da Farinha, Avenida ACM.
Extremo Sul – dia 20 de setembro. Confraternização do Dia do Radialista, o dia todo.Local: Sitio 03 Irmãos, às margens da BA 367, que liga Eunápolis a Porto Seguro, à altura do Km 06.
Regional Noroeste – dia 20, em Irecê, reunião seguida de almoço de confraternização, a partir das 9h, no auditório do Sindicato dos Comerciários, bairro Coopirecê. À noite será celebrada Missa Solene em celebração ao Dia do Radialista, pelo padre Vagner, na Igreja Matriz, Catedral Bom Pastor.
Regional Norte – dia 26, em Juazeiro, festa ao som da Orquestra São Francisco, com premiação do Troféu Imprensa, realizada em conjunto com o Sinjorba. Local: São Francisco Country Clube, às 20h.

DATA HISTÓRICA21 DE SETEMBRO, DIA DO RADIALISTA.
O dia 21 de setembro é especial. É nessa data, por sua relevância histórica para a categoria dos radialistas, que esses profissionais comemoram o Dia do Radialista. É momento de festejar os avanços e as conquistas e também de pensar sobre o futuro da luta desses trabalhadores que desempenham papel fundamental na sociedade moderna.
História
A história do Dia do Radialista teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas. O então Presidente sancionou uma Lei com a qual fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. “Consta que numa reunião realizada na Rádio Nacional teria sido decidida a escolha da data do referido decreto Lei, 21 de setembro, como referência para se comemorar o Dia do Radialista. Na primeira comemoração, todas as emissoras do Rio de Janeiro silenciaram. Os profissionais foram à rua participar de uma gincana com corridas de calhambeques e foi servido um churrasco na Quinta da Boa Vista”, informa a professora de radiojornalismo e pesquisadora Débora Lopez, através do site Rádio na Rede.
Confusão
Outras datas foram pensadas para homenagear o rádio e os radialistas, mas não têm, para os profissionais do rádio, o mesmo peso histórico do 21 de setembro. A confusão de datas teve início quando o 25 de novembro foi instituído o Dia do Rádio, pelo Marechal Castelo Branco.
Essa é a data de aniversário de Roquette Pinto, considerado o pai da radiodifusão Brasileira.
Recentemente, mais uma data surgiu, com a Lei nº 11.327, de 24 de julho de 2006, que institui o dia 7 de novembro como Dia do Radialista. Proposta pelo deputado federal Sandes Junior (PP/GO), a Lei remete à data natalícia do compositor Ary Barroso, autor de Aquarela do Brasil.
Fonte: Pesquisa de rádio e tecnologia disposta no site Rádio na Rede, de responsabilidade da Professora de Radiojornalismo da UFSM/Cesnors, Débora Lopez, doutoranda em Comunicaçáo pela Facom/UFBA e mestre em Letras pela Unioeste.
Av. Sete de Setembro, 106 S/501 a 503, Ed. Baia de Todos os Santos – CentroSalvador-Bahia - Tel. (71) 3266-9595/0022
sinterpba@sinterpba.org.br - www.sinterpba.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário