quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

MENINGITE MATA JORNALISTA DE 23 ANOS...

FONTE: Carolina Parada (TRIBUNA DA BAHIA).

A morte do jornalista Luciano Camacan, 23 anos, de meningite meningocócica, foi recebida por familiares, amigos e colegas de trabalho com surpresa e muita dor. O jovem, que morreu no início da noite de anteontem, horas depois de buscar atendimento em uma clínica da capital, foi enterrado ontem à tarde, num clima de comoção e tristeza.
O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, com o número de vítimas da meningite meningocócica, é de 14 de novembro e contabiliza 44 mortes no Estado. Entretanto, no dia 18 de novembro, foi confirmada a 45ª vítima, um menino de 12 anos morador de Camaçari, e no dia 24 a morte de duas crianças de 7 e 9 anos no bairro da Caixa D'Água. Nesse caso, Luciano seria a 48ª vítima fatal da doença no Estado.
De acordo com informações de amigos do jornalista, que há quatro meses trabalhava como produtor do programa Na Mira, da TV Aratu, ele acordou sentindo muita dor de cabeça e rigidez no pescoço, indo em busca de atendimento médico, sem ter ideia da sua gravidade. “Ele me ligou logo cedo para dizer que ia ao médico, mas parecia tranquilo. Depois ligou várias vezes durante a manhã, preocupado com o andamento do programa. Não podíamos imaginar que se tratava de um caso tão sério”, disse Ramon Margiolle, editor de texto do programa.
Margiolle acrescentou que no início da tarde recebeu a informação de que Luciano havia tido uma parada cardíaca e a notícia da morte chocou a todos no início da noite. “Estivemos na clínica e era difícil acreditar naquilo. Tinha falado com ele horas antes, ele estava bem, era um cara muito alegre, cheio de vida, e simplesmente não está mais entre nós. Foi muito difícil chegar na TV pela manhã e ver a cadeira dele vazia”, lamentou. O colega da vítima disse ainda que recentemente o jovem havia dito à mãe que estava vivendo o melhor momento de sua vida, principalmente no âmbito profissional.
De acordo com informações da Secretaria (Sesab), até o dia 14 de novembro foram confirmados 1.195 casos de meningite e 126 óbitos. Foram registrados também 168 casos e 44 mortes por doença meningocócica. Apesar de reconhecer que em Salvador os casos de Doença Meningocócica estão ocorrendo acima do esperado, quando comparado com os anos anteriores, a Sesab disse que não há previsão de vacinar a população e que o único projeto existente é para 2011.
Já na opinião da coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Rita Vasconcelos, é hora de repensar sobre a necessidade de vacinar a população. “Chegou o momento das três esferas do poder se reunirem e repensarem a necessidade de vacinação, levando em consideração que o número de casos está crescendo e que a vacinação é totalmente eficaz em cerca de 90% das pessoas imunizadas”, destacou.
Em Salvador, ainda conforme o boletim, até o dia 07 de novembro foram confirmados 89 casos e 22 óbitos, registrados em 12 Distritos Sanitários, sendo que o distrito de Itapuã apresentou a maior incidência com registro de 20 casos e 3 óbitos.
A morte do jovem, que ocorreu no mesmo dia em que ele sentiu-se mal, deixa a população apreensiva com a rapidez da evolução da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário