segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

DROGAS: UMA ESCOLHA SUA (PARTE TRÊS)...

“SEUS PAI NUNCA VÃO FICAR SABENDO”.
POR QUE DIZER NÃO: É impossível prever o efeito de uma droga no seu organismo, por mais inofensiva que ela pareça. "Com as drogas, não há nenhum tipo de controle de qualidade, e você nunca sabe se as substâncias químicas que está ingerindo são mesmo as prometidas pelo sujeito que as fez chegar até as suas mãos", adverte Jackeline. No caso das drogas permitidas, uma bobeada pode levá-la ao hospital. Afinal, quem não conhece uma garota que passou mal na balada, de tanto beber, e foi parar no pronto-socorro, para tomar glicose na veia? No caso das ilícitas, além dos riscos para a saúde, há ainda o perigo de ir parar na delegacia. E para explicar isso, em casa? É o tipo de coisa que manda por água abaixo anos e anos de um bom relacionamento com os pais, construído à base de muita negociação. Pode ter certeza de que, ao pegar você num flagra desses, reconquistar a confiança da família vai dar um trabalho daqueles! Não vale a pena arriscar, né?

ELES DISSERAM SIM... ... E SE DERAM MUITO MAL!

LINDSAY LOHAN: A atriz, linda e reconhecida por filmes de sucesso como Sorte no Amor e Meninas Malvadas, acabou pegando pesado com as drogas e, por conta disso, foi presa e internada diversas vezes em clínicas de reabilitação. O que prova que não é nada fácil sair da dependência! Antes de gravar seu último filme, teria assinado um contrato que a obrigaria a fazer testes, semanalmente, para revelar uso de álcool ou de qualquer outro tipo de droga


CHRISTIAN CHÁVEZ: O integrante da "ex-banda" mexicana RBD foi preso por porte de maconha. O episódio queimou o filme do rapaz, que, segundo boatos, deveria sair da banda para seguir carreira solo. Porém, como o grupo aparentemente miou, ficou tudo por isso mesmo.

FÁBIO ASSUNÇÃO: O galã teve que ser afastado no meio das gravações da novela Negócio da China, no ano passado, para se internar em uma clínica de reabilitação. Na trama, era um dos protagonistas, ao lado de Grazi Massafera. Por causa das drogas, ele estava deixando de comparecer aos seus compromissos profissionais. Fábio retomou a carreira protagonizando, em janeiro, a minissérie Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor.

HEATH LEDGER: Indicado ao Oscar em 2006, por O Segredo de Brokeback Mountain, e bombando como o coringa do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, o ator teve sua carreira subitamente interrompida por um trágico acidente. No começo do ano passado, aos 28 anos, foi encontrado morto em seu apartamento, graças a uma overdose de comprimidos. Os remédios foram encontrados ao lado do corpo de Heath.

SE VOCÊ ENTROU NESSA...

A dica dos especialistas é: procure ajuda para pular fora, o quanto antes. "Converse com um adulto em quem você confie, explique o que está acontecendo, e deixe bem claro que quer parar, mas, sozinha, não sabe como fazer isso. Um tratamento psicoterápico ou psiquiátrico vai ajudá-la a reaprender a viver sem drogas, o que não é fácil sem o apoio de um profissional especializado", indica Jackeline. Durante o tratamento, os médicos podem receitar, ainda, remédios que ajudam a controlar os efeitos da abstinência. Alguns serviços oferecem também um acompanhamento para os familiares. Assim, seus pais vão saber exatamente o que fazer para apoiá-la nesse momento decisivo da sua vida. E da deles.

VÍCIO + BOA FORMA + FURADA.
Você já ouviu falar em drunkorexia? Essa palavra complicada é nada menos que uma disfunção alimentar, que faz a garota ingerir bebidas alcoólicas no lugar das refeições, com a finalidade de conseguir um corpo mais magro. Isso acontece com a Renata, personagem da atriz Bárbara Paz, na novela Viver a Vida. Na trama, ela ingere bebidas alcoólicas para não ter que comer e engordar. O problema é que, quando se troca os alimentos pelo álcool, o organismo não consegue absorver os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Além disso, a drunkorexia pode afetar o coração, o fígado, o pâncreas, o estômago, o esôfago e o intestino. Ou seja, esse lance é uma tremenda cilada!

*** FONTE: Elizandra Souza, psicanalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário