segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

DROGAS: UMA ESCOLHA SUA (PARTE DOIS)...


"A GENTE USA DROGA SÓ DE VEZ EM QUANDO, NÃO SOMOS DEPENDENTES. VOCÊ TAMBÉM PODE EXPERIMENTAR E PARAR QUANDO QUISER."
POR QUE DIZER NÃO: O que não faltam são zilhões de pesquisas demonstrando que esse blábláblá é história pra boi dormir! Na real, o papo é bem outro. "Todas as drogas causam dependência e, com o tempo, é preciso aumentar cada vez mais as doses para se conseguir o mesmo efeito. A pessoa não tem consciência disso, ninguém se vicia por querer. Mas, com o uso, acaba acontecendo. Até que, em alguns meses ou anos, ela tenta parar, e começa a sentir aquela vontade incontrolável de usar, que é o que nós chamamos de "síndrome da abstinência". Aí, percebe que, por mais que aquilo lhe faça mal, não consegue viver sem", explica Jackeline. Daí pra frente, as histórias são as mais trágicas: a adolescente começa a abrir mão do convívio com a família, com os amigos, esquece a escola e todos os seus sonhos. É um caminho, muitas vezes, sem volta.

"SE VOCÊ FUMAR DOIS OU TRÊS CIGARROS POR DIA, NÃO PEGA NADA..."
POR QUE DIZER NÃO: Basta fumar apenas um cigarro por dia para aumentar os riscos de sofrer de doenças como pneumonia, câncer (de pulmão, laringe, faringe, esôfago, boca, estômago, etc.), infarto, bronquite, enfisema pulmonar, derrame e úlcera. Por causa da nicotina, também podem surgir náuseas, dores abdominais, dores de cabeça, entre outros sintomas desagradáveis. Além disso, quem começa fumando dois ou três cigarros por dia dificilmente continuará se satisfazendo com essa mesma quantidade por muito tempo. "A nicotina é altamente viciante, uma das drogas mais difíceis de deixar. Para piorar, ela provoca no organismo algo que chamamos de tolerância. Ou seja: será preciso fumar cada vez mais para sentir bem-estar", explica a psiquiatra Jackeline Giusti. Isso sem falar no horror que os cigarros fazem com a aparência: a pele fica seca e sem brilho, os dentes, amarelados, as mãos cheiram a nicotina, a quilômetros de distância... Desse jeito, não há pretê bem-intencionado que aguente!

"AS DROGAS AJUDAM A PERDER A TIMIDEZ E A SE SOLTAR MAIS."
POR QUE DIZER NÃO: É pura verdade que alguns tipos de drogas vão deixála mais desinibida. Em alguns casos, extrovertida até demais - o que pode render muuuitos micos. E aí, em vez de ficar bem na foto, você vai é torrar o seu filme com a galera! Mas esse não é o único motivo para não se render ao argumento. "Com o tempo, a adolescente pode acabar desenvolvendo uma dependência perigosa: só conseguirá fazer amigos e se aproximar de meninos quando estiver sob o efeito de alguma droga. Então, na verdade, não está ganhando, está perdendo. Além de não vencer a timidez de um modo efetivo, estará trazendo um problema enorme para a sua vida, que terá de resolver mais tarde", alerta Jackeline. Então, que tal encarar essa sua limitação e procurar ajuda especializada? Pode ser uma terapia, um curso de dança, teatro ou música. São maneiras saudáveis de lidar com a timidez - e que realmente funcionam!

"RAVE SEM ECSTASY NÃO TEM GRAÇA!"
POR QUE DIZER NÃO:
"O comprimidinho é capaz de liberar toda a serotonina que o organismo tem nas terminações nervosas, trazendo uma incrível sensação de alegria e bem-estar. Só que o "efeito rebote" é terrível: na sequência, a adolescente vai sentir tristeza, angústia e sensação de vazio, porque zerou todas as reservas daquela substância no organismo", explica a psiquiatra. Ela conta que atendeu um paciente com sérios problemas psicológicos, causados pela ingestão de meio comprimido, apenas. "Ele desenvolveu síndrome do pânico", diz. O risco de depressão, pela abstinência, também existe. "Como o ecstasy acelera o ritmo cardíaco, aumenta a pressão e a temperatura corporal, há, ainda, o perigo de passar mal na balada, desmaiar, e até de sofrer complicações fatais ao usar essa substância", alerta a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário