segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

DROGAS: UMA ESCOLHA SUA (PARTE UM)...

FONTE: *** Rita Trevisan (atrevida.uol.com.br).
Por mais que a turma - ou mesmo o seu namorado - esteja nessa, é a sua palavra que vai valer quando pintar uma oportunidade de usar. E tenha certeza de que esse momento, mais cedo ou mais tarde, vai chegar. Você está preparada para dizer não?

Quando uma história envolvendo drogas está acontecendo com um cara famoso da TV, ou com o primo da amiga da vizinha, é fácil, fácil, julgar. E enxergar de longe que o fulano está entrando numa roubada daquelas. Porém, quando esse enredo que mistura aventura e terror começa a ser representado por pessoas que você conhece bem - e de quem realmente gosta - fica mais complicado decidir qual vai ser o seu papel na trama. Nessas horas, por mais que saiba que as drogas - todas elas! - são capazes de arruinar sua vida, é muito comum se deixar levar pela curiosidade, pela curtição do momento, pela vontade de ser aceita por aquelas pessoas, custe o que custar.
Porém, como a gente sabe que um único vacilo pode resultar num acidente fatal, ou numa dependência da qual seria difícil se livrar, consultamos alguns especialistas para ajudá-la a ter ótimos argumentos contra todas as investidas da galera que resolveu entrar nessa onda. Não é fácil dizer não, principalmente quando quem oferece é alguém especial na sua vida. Mas, se estiver bem informada, com certeza você se sentirá 100% segura para dar esse passo, que pode ser um dos mais importantes e decisivos da sua adolescência.

"AS DROGAS VÃO FAZER VOCÊ VIAJAR E ESQUECER DOS SEUS PROBLEMAS."
POR QUE DIZER NÃO: Dependendo da droga, você vai ter mesmo uma sensação de relaxamento, euforia, e pode até experimentar algumas alucinações. Durante o tempo em que durar o efeito, vai se sentir poderosa, mais corajosa do que nunca. O fato é que o barato dura segundos. Quando muito, minutos. E, depois, seus problemas voltarão a ter exatamente o mesmo tamanho. "Na verdade, é provável que após experimentar a droga, a adolescente se sinta pior. Porque, junto com o prazer, sempre vêm prejuízos físicos e emocionais. Além disso, quem entra nessa, num momento de tristeza e dificuldade, estará muito mais propenso a se viciar do que aquele que topou usar só por curiosidade", explica a psiquiatra Jackeline Giusti, do Ambulatório de Adolescentes e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (FMUSP). Ou seja: basta experimentar uma única vez, para correr o risco de virar escrava. "Não há nenhuma garantia de que, ao usar qualquer droga, a garota não vá se viciar, porque todos os tipos de droga causam dependência. A única maneira segura de se proteger é não experimentar. E isso é uma escolha de cada um", complementa.

"BEBER NÃO TEM NADA DE MAIS. TODO MUNDO NA BALADA FICA CHAPADO!"
POR QUE DIZER NÃO: Por mais que seja permitido e até aceito socialmente, o álcool é uma das mais perigosas drogas. Como atua no sistema nervoso central, a bebida tem um poder enorme de causar dependência e, para sentir os mesmos efeitos, será necessário consumir doses cada vez mais altas. O uso excessivo, por sua vez, leva a alterações psicológicas e mentais. Isso, sem falar na parte física, nos danos para o fígado, coração e outros órgãos. A parte psicomotora também pode ficar seriamente comprometida. "Mas o pior efeito do álcool é mesmo a mudança de comportamento que ele provoca no jovem, que poderá ficar mais agressivo e impulsivo, tomando atitudes impensadas", explica o psicofarmacologista Elizaldo Carlini, diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

"SE VOCÊ ME AMA DE VERDADE, TEM QUE ENTRAR NESSA COMIGO."
POR QUE DIZER NÃO: Alguém que realmente quer o seu bem jamais lhe fará uma proposta como essa. Na verdade, o que essa pessoa deseja é obter aprovação: quanto mais pessoas ela puder convencer a entrar na mesma onda, menos culpada se sentirá. O que é, de qualquer forma, uma atitude egoísta. Se a papagaiada veio de alguém da sua turma, ou mesmo de um namorado, você até pode respeitar a escolha. Mas daí a entrar na roubada, também, há uma grande distância. "O melhor que você pode fazer por um amigo ou namorado que está envolvido com drogas é mostrar que consegue viver muito bem sem elas, que não depende desses estímulos para sair, fazer amigos e se divertir. Tente o raciocínio contrário: se essa pessoa a ama de verdade, vai parar de usar, em vez de convencê-la a entrar nesse buraco também", ensina a psiquiatra.

"MACONHA É NATURAL, NÃO FAZ TÃO MAL QUANTO O CIGARRO."
POR QUE DIZER NÃO: "A maconha é tão 'natural' quanto o cigarro, pois ambos são feitos a partir da folha de uma planta. Isso não quer dizer que sejam inofensivos. As substâncias cancerígenas, por exemplo, estão presentes nas duas drogas", alerta Elizaldo. A droga ainda prejudica a memória , diminui a fertilidade do homem e, na mulher, pode levar a alterações no ciclo menstrual. "O uso prolongado e constante da maconha também pode provocar mudanças de atitude muito prejudiciais na adolescência. Para se ter uma ideia, quinze dias depois de fumar um cigarro desse tipo, a garota ainda sentirá seus efeitos: uma certa moleza, preguiça e desânimo. Com o tempo, esses sintomas se acentuam, e a garota tende a se isolar, a deixar de estudar e a perder totalmente o interesse por outras atividades que não envolvam a droga. As consequências vão aparecendo aos poucos; a maconha é silenciosa, porém, pode ser bastante perigosa", alerta Jackeline.

"EXPERIMENTA, É SÓ HOJE!"
POR QUE DIZER NÃO: dependência que, como vimos, existe desde a primeira dose, há a possibilidade de comprometer para sempre a sua saúde e, consequentemente, os seus planos para o futuro. "Uma pessoa que tem problema cardíaco e não sabe, por exemplo, pode ter uma complicação séria se fumar maconha, já que ela acelera o ritmo cardíaco. Com o ecstasy, há riscos de elevação da temperatura corporal e da pressão arterial a níveis muito altos, o que pode levar a acidentes fatais. Isso sem falar na mudança de comportamento que as drogas promovem. Sentindo-se forte, invencível, é fácil se envolver numa briga, num acidente de trânsito ou em outra confusão do tipo. Por tudo isso, os perigos existem desde a primeira experiência", alerta o psicofarmacologista. Como se não bastasse, sob o efeito de drogas você estará mais suscetível a se envolver com um cara que nem conhece, fazer sexo sem camisinha, contrair uma doença e, ainda, engravidar. Exagero? Não, se você imaginar que estará meio fora de si, sem condições de refletir sobre o que está fazendo.

"COCAÍNA DÁ UM BARATO INESQUECÍVEL."
POR QUE DIZER NÃO: Feitos a partir da mesma substância, tanto a cocaína quanto o crack são drogas capazes de gerar efeito rápido e bastante intenso. Por isso mesmo, viciam facilmente, e tendo experimentado uma única vez, é difícil conseguir parar de usar. No organismo, provocam um estado de hiperatividade, insônia e falta de apetite. Usuárias de crack podem passar vários dias sem comer e, em um mês, perderem até dez quilos. Em pouco tempo, é comum que comecem a abrir mão, também, da higiene, ficando com aquele aspecto de "farrapo humano". Os efeitos das duas drogas sobre a saúde são devastadores: a pressão arterial se eleva durante o uso, e o coração pode bater mais rapidamente. Então, é grande o risco de taquicardia, e até de uma parada. A morte também pode ocorrer devido à diminuição da atividade de centros cerebrais que controlam a respiração. O uso em doses mais altas pode, ainda, produzir alucinações muito desagradáveis, que os usuários chamam de "paranoia" ou "noia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário