terça-feira, 21 de setembro de 2010

LATAS DE ALIMENTOS E BEBIDAS CONTÊM SUBSTÂNCIA CANCERÍGENA (PARTE DOIS)...

COMO SUBSTITUIR PARA TER SEGURANÇA.
Na pesquisa em latas, o nível mais alto encontrado em uma lata de vagem - 1.140 partes por bilhão (PPB). Em média os produtos apresentaram 77,36 ppb de bisphenol-A.
Não foi encontrada uma correlação entre a idade do produto, o local de origem - se veio da despensa ou da loja- e o montante de BPA encontrado. A exposição ao produto é especialmente preocupante para mulheres grávidas, bebês e crianças.
Se uma gestante com cerca de 20 anos, de físico mediano (71 Kg) ingerir apenas os alimentos selecionados na pesquisa vai facilmente elevar sua taxa de bisfenol-A a um nível similar aos que causaram problemas de saúde nos animais em laboratório. Para isso basta, por exemplo, que ela coma enlatados de manhã ou à tarde e simplesmente tome um refrigerante e coma ervilhas no jantar. Assim estará consumindo 138.19 ìg, ou 1.95 ìg/kg peso corpóreo de BPA.
A pesquisa aponta, ainda, que a quantidade de BPA em enlatados não pode ser presumida considerando o preço, a qualidade, o valor nutricional ou o local de compra dos produtos. Duas latas produzidas em semanas distintas podem apresentar uma diferença significativa no nível de BPA (1.140 ppb em uma e 296,2 em outra) como demonstraram as amostras.
Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention) praticamente toda a população da América do Norte possui BPA em seu organismo. Mas alternativas já começaram a aparecer.
Pesquisadores já identificaram vários substitutos para o produto que deverá ser usado em revestimentos interno das latas. Também existem outras embalagens sem bisfenol A, como vidro e a cerâmica, além de uns poucos plásticos não tóxicos.
Essas substituições mais seguras ajudariam a quebrar o ciclo de contaminação química e a enorme quantidade de problemas de saúde associadas à exposição crônica e diária ao componente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário