sexta-feira, 15 de março de 2013

CHOCOLATES QUE ENGORDAM MENOS...

FONTE: Renan Simão (revistashape.uol.com.br).

   

Veja quais são os menos calóricos e fazem bem à saúde.

Não tem jeito, é uma tarefa árdua passar pela Páscoa sem comer chocolate. Uns se esbaldam, outros retiram o doce do cardápio e nem querem saber dele. É claro que para quem quer manter o peso, o chocolate não é o alimento mais apropriado, mas não é necessário retirá-lo da sua Páscoa. Duvida?

A nutricionista Roseli Rossi afirma: “O chocolate é uma importante fonte de energia e, ao contrário do que se pensava, pode trazer muitos benefícios à saúde desde que se opte por um tipo mais saudável e ingerido sempre com moderação”.

As opções mais saudáveis citadas por Roseli são os chocolates light e amargo, que possuem entre 100 e 110 calorias a cada 25 gramas. O chocolate amargo tem em sua composição maior quantidade de cacau (70%) e menores valores de açúcar e gordura. O chocolate light geralmente reduz algum nutriente específico ou o valor calórico, mas deve-se consultar a tabela nutricional de cada embalagem.

Roseli lembra que o chocolate de soja também é uma alternativa saudável: “Embora a quantidade de calorias não seja tão diferente do tradicional, é um chocolate 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose, glúten e colesterol”.

Os mais calóricos: branco e diet.

O chocolate diet, apesar de não ter açúcar, é o que possui mais calorias (146). Por substituir o açúcar por adoçante, a composição precisa de mais gordura para manter a textura. Por isso o aumento nas calorias.

Os chocolates ao leite e branco também não são recomendados para uma dieta equilibrada. Eles são mais calóricos (cerca de 130 calorias), gordurosos e o cacau, uma importante fonte nutritiva, não é significativo em sua composição.

Benefícios? Sim!

“O chocolate escuro é rico em flavonoides, epicatequina e ácido gálico, que são antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração”, explica Roseli. Ela ressalta que o chocolate rico em cacau tem mais antioxidantes quanto o vinho tinto ou o chá preto.

Obs: A quantidade de calorias leva em conta porção de 25g ou uma barra pequena.

Consultoria: Nutricionista - Roseli Rossi/Clínica Equilíbrio Nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário