quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

CLIQUE CIÊNCIA: QUAIS ANIMAIS MORREM APÓS FAZER SEXO?...

FONTE: Do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).

       

Se você acha que só o macho da viúva negra morre após o acasalamento, saiba que o mundo animal está repleto de histórias de animais que morrem ao fazer sexo, após o ato e até alguns que praticam necrofilia (sexo depois de morto).

Para começar, a viúva negra não mata seu parceiro após a cópula, mas o membro sexual do macho pode ser partido porque a aranha se solta rápido demais. Com isso, ele tem uma hemorragia e pode morrer. A aranha, então, come o parceiro que está em sua teia para repor as energias gastas. Algo semelhante ocorre com o zangão. Após fecundar a abelha rainha, o pênis explode e ele morre. Já a aranha caranguejeira e a aranha vespa mata o parceiro para alimentar os futuros filhotes.

Certos marsupiais comedores de insetos morrem logo depois de copular por terem feito esforços extremos realizados para assegurar a qualidade de seu esperma durante o curto período de fecundidade das fêmeas, uma vez por ano. "Eles se reproduzem durante 12 ou 14 horas seguidas com um grande número de fêmeas, esgotam seus músculos e seus tecidos, e gastam toda a sua energia para ser reprodutores competitivos (...). É a seleção sexual", disse Diana Fisher, que estudou a reprodução dos animais.

O anglerfish macho é atraído pela fêmea, que faz com que ele morda sua barriga. A partir disto, ele vira um parasita que vive do sangue da fêmea e lhe fornece espermatozoides. Quando eles acabam, o peixe é eliminado e morre.

A fêmea do louva-a-Deus é conhecida por comer a cabeça do companheiro após o ato sexual, mas isso é raro, acontece em menos de 1/3 das vezes, quando as fêmeas estão com fome e não têm comida por perto.
Já as moscas de fruta sofrem do problema contrário, na ausência de sexo, mas presença de fêmeas, eles morrem mais cedo e ficam mais doentes.

Já um sapo da Amazônia acasala com fêmeas que foram mortas acidentalmente por afogamento durante o ato, em uma estratégia para evitar a perda dos óvulos e preservar a espécie. Após provocar a morte da fêmea por seu peso, o macho mantém o abraço sobre sua companheira inclusive durante horas, à espera de que ela libere os óvulos na água para fecundá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário