quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

MITOS E VERDADES SOBRE AS VARIZES...



    

Junto com o verão vem um problema para algumas mulheres. Não são todas, mas grande parte das brasileiras, na hora de vestir um short, uma saia ou um vestido sofrem com a aparência estética das pernas.
Embora 70% da população sofram com doenças venosas, as mulheres estão entre a parcela mais atingida. Os dados são do Ministério da Saúde que ainda afirmam que a cada três mulheres, apenas um homem apresenta problemas circulatórios.

E as causas do aparecimento dos problemas estão relacionados a herança genética. “Aproximadamente 35% das pessoas com a doença já teve histórico familiar com problema de varizes”, explica o especialista em cirurgia vascular periférica Dr. Ary Elwing.

Varizes.

As varizes são veias que incham, dilatam e começam a se distorcer. De cores azuis esverdeadas, podem causar dores fortes e cansaço nas pernas. O problema é recorrente, mas muitos mitos permeiam os dados e informações sobre o assunto.
Confira o que é mito e verdade sobre as varizes.

Idade.

Embora a maioria das pessoas acredite que as varizes só podem surgir em pessoas mais velhas, Elwing afirma o contrário: “as varizes podem surgir até durante a adolescência, aproximadamente por volta dos 15 anos em mulheres predispostas”.

Gravidez.

Já quanto à gravidez o especialista afirma que sim, o processo de gestação pode causar varizes. “A gravidez eleva o volume do sangue circulante, oprimindo as veias. Além dos hormônios oportunizarem a dilatação das veias, dificultando o bombeamento do sangue venoso”.

     

Calça apertada.

O conselho da vovó para evitar as varizes é não usar roupa apertada e, segundo o cirurgião vascular, elas estão certas. “As calças justas comprimem em excesso a região das coxas, o que ocasiona problemas na circulação sanguínea. Uma saída para não comprometer as pernas é utilizar meia de compressão abaixo da peça de roupa”.

Salto alto.

Junto com a modernidade veio a necessidade de usar salto alto. Independente do prazer ou da necessidade, o Dr. Elwing afirma que é prejudicial. “Quando uma mulher caminha com salto alto acaba forçando apenas a coxa quando o principal recurso de circulação do sangue está na panturrilha, considerada o coração central e que responde por 80% de todo o retorno venoso”.

    

Viagem.

“Ficar sem se movimentar mais de seis horas prejudica a circulação das pernas e pés. Além disso, manter-se sentada por longo período pode contribuir para o surgimento de varizes. É recomendado que se movimente de hora em hora”, aconselha o especialista.

Dor.

Sentir dor é como um martírio e elas podem alertar sobre problemas mais graves. “Inicialmente as varizes não ocasionam dores, mas quando passam a doer é sinal de que está havendo um processo inflamatório na região. Neste caso, é necessário procurar um médico”, afirma o cirurgião vascular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário