quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

OXITOCINA MELHORA FUNÇÃO CEREBRAL EM CRIANÇAS COM AUTISMO...

FONTE: Do UOL, em São Paulo  (noticias.uol.com.br).

Uma única dose do hormônio oxitocina , administrada por meio de spray nasal , melhorou a atividade cerebral durante o processamento de informações sociais em crianças com transtornos do espectro do autismo, revela estudo feito por cientistas da faculdade de medicina de Yale, nos EUA. O estudo foi publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

"Este é o primeiro estudo a avaliar o impacto da oxitocina sobre a função cerebral em crianças com transtornos do espectro do autismo", afirma o principal autor da pesquisa Ilanit Gordon, pós-doutorando no centro de estudos da criança da faculdade.

Gordon e sua equipe conduziram um estudo duplo-cego, controlado por placebo, que contou com 17 crianças e adolescentes com transtornos do espectro do autismo. Os participantes , com idades entre 8 e 16,5, receberam aleatoriamente o spray de oxitocina ou um spray nasal sem princípio ativo durante uma tarefa que envolvia julgamentos sociais. A oxitocina é um hormônio naturalmente produzido no cérebro e em todo o organismo.

"Descobrimos que os centros do cérebro associados a recompensa e reconhecimento de emoção responderam mais durante as tarefas sociais nas crianças que receberam oxitocina em vez do placebo ", diz Gordon. "A oxitocina normalizou temporariamente as regiões do cérebro responsáveis pelos deficits sociais observados em crianças com autismo."

Gordon disse que a oxitocina facilita a chamada sintonia social, um processo que faz com que as regiões do cérebro envolvidas no comportamento social e na cognição sejam mais ativadas por estímulos como rostos e menos por estímulos não sociais, como carros, por exemplo
.

Apesar de o estudo ter tido poucos participantes, Gordon avalia que os resultados são importantes, levando-se em conta a necessidade urgente de tratamentos para combater a disfunção social em distúrbios do espectro do autismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário