quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PASSAR TEMPO COM O CACHORRO PODE REDUZIR PRESSÃO ARTERIAL...

FONTE: Redação COMPORTAMENTO  (consumidormoderno.uol.com.br).

Uma recente pesquisa da Universidade de Maryland demonstra que a presença de um cachorro pode reduzir de forma significativa a pressão arterial do seu proprietário. O estudo, apoiado pelo Centro Waltham de Nutrição Animal, acompanhou proprietários de cães com mais de 50 anos de idade com hipertensão nos níveis pré a moderada e observou que a pressão arterial foi inferior quando os animais estavam presentes. Esse resultado sugere que os cães podem ser um elemento efetivo no controle do desenvolvimento da hipertensão em adultos mais velhos.
   'Reduzir a pressão arterial é o principal objetivo terapêutico no tratamento da hipertensão', disse a autora do estudo, Erika Friedmann, professora na Universidade de Maryland. 'Este é o primeiro estudo a examinar a pressão arterial sob condições normais de vida com animais presentes. Ele nos permitiu avaliar em tempo real o impacto da companhia dos animais na vida diária de seus donos. Este estudo amplia nossa compreensão sobre o potencial de impacto positivo dos cães domésticos na pressão sanguínea de indivíduos com hipertensão. Os resultados também reforçam o crescente número de evidências do papel terapêutico que os animais podem desempenhar na saúde cardiovascular.'

O estudo foi conduzido com donos de cães com 50 anos ou mais, com vida independente e pressão arterial moderadamente elevada. A maioria dos participantes ainda passava por tratamento primário para hipertensão, incluindo medicamentos para redução da pressão. Diferentemente de estudos anteriores, a pressão arterial era medida automaticamente a cada 20 minutos por um pequeno dispositivo usado pelas pessoas enquanto realizavam suas atividades diárias. Fazer a medição desta forma, durante três dias não consecutivos em um período de estudo de três meses, permitiu aos pesquisadores levar em conta outros fatores que não a presença dos cães, que pudessem influenciar na alteração na pressão. Entre esse fatores estão atividades físicas e o humor dos participantes.

Os resultados demonstram que a presença de cães reduziu de forma significativa a pressão sistólica (pressão exercida quando o músculo do coração se contrai) e diastólica (pressão exercida quando o músculo do coração relaxa). Os pesquisadores também observaram o impacto da presença de gatos de estimação na pressão sanguínea. Os estudos demonstraram que a média da pressão diastólica de adultos foi menor e a pressão sistólica foi maior quando os gatos estavam presentes. Este resultado foi inesperado, uma vez que estudos recentes associaram a presença de gatos à redução de estresse e das pressões sistólica e diastólica. São necessários estudos adicionais para encontrar a natureza da interação e atividades físicas de donos de gatos.

Esta pesquisa foi publicada na Anthrozoös e está disponível na 
íntegra em inglês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário