domingo, 15 de dezembro de 2013

RISCO DE MORRER POR ALERGIA ALIMENTAR É PEQUENO, MOSTRA ESTUDO...

FONTE: Nicholas Bakalar, The New York Times (noticias.uol.com.br).

   A reação alérgica fatal é um acontecimento dramático, que ocorre em geral com jovens e naturalmente chama a atenção. Entretanto, tal atenção pode superestimar os riscos. Um novo estudo descobriu que a probabilidade de pessoas com alergia alimentar morrerem durante uma reação alérgica é muito menor que a de morte por acidente.

Publicada online no periódico Clinical & Experimental Allergy, a análise revisou 13 estudos e resumos de conferências que descrevem 240 "episódios de anafilaxia por alimentos", ocorridos entre 1946 e 2012. Para as pessoas com alergia alimentar, a taxa de mortalidade por anafilaxia foi de 1,81 ao ano para cada 1 milhão. Essa taxa foi de 3,25 para os menores de 19 anos e de 4,25 para os alérgicos a amendoim.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a taxa de mortalidade por acidente é de 399 ao ano para cada um milhão e 53 no caso dos homicídios. O risco de ser morto por arma de fogo é de 36 para cada 1 milhão e a probabilidade de morrer em um acidente de carro é de 109 para cada um milhão.

"É uma questão de não permitir que a alergia alimentar controle sua vida ou a de seu filho. Por incrível que pareça, o risco é baixo. Embora as pessoas necessitem tomar precauções, eu acredito que seja importante observar o contexto", afirmou Robert J. Boyle, especialista em alergia pediátrica do Imperial College de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário