sábado, 24 de janeiro de 2015

DST PODE LEVAR A INFERTILIDADE PERMANENTE...

FONTE: Chayenne Guerreiro, TRIBUNA DA BAHIA.

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 10,3 milhões de brasileiros já apresentaram algum sinal ou sintoma de uma doença sexualmente transmissível (DST). Desse total, cerca de 18% dos homens e 11,4% das mulheres não buscaram atendimento médico. O fato fica ainda mais preocupante, quando pensamos nas informações fornecidas pela  Organização Mundial de Saúde, que estima que ocorram, no mundo, cerca de 340 milhões de casos de DST por ano. Nessa estimativa não estão incluídos a herpes genital e o HPV.
Apesar de serem, em sua maioria, de fácil tratamento, é preciso ficar atento, já que algumas, apesar da aparente sensação de melhora, podem seguir ativas. No caso das mulheres, as doenças sexualmente transmissíveis trazem danos ainda piores. Quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como a infertilidade, e até mesmo, a morte.
De acordo com a ginecologista, Balbina Lemos, o que leva a infertilidade são os processos inflamatórios que chegam as trompas. “Qualquer tipo de doença que cause uma inflamação, vai resultar em uma obstrução das trompas, é isso que causa a infertilidade. Mesmo que a mulher ovule, não vai existir o encontro do espermatozoide com o ovulo,” explica.
Ainda segundo Lemos, as DTS que mais causam a inflamação, são a clamídia e a gonorreia. “Principalmente a clamídia, que é uma doença em grande parte das vezes silenciosa, ou com sintomas não tão claros assim. Muitas mulheres  vem me procurar com dificuldade de engravidar, e quando vamos investigar, descobrimos a presença da bactéria, só que ai não tem mais jeito,” pontua. De acordo com a ginecologista, após a obstrução das trompas a única forma viável de gravidez, é a fertilização In vitro.
Os principais sintomas da clamídia são ardência ao urinar, dor abdominal, corrimento vaginal, sangramento intermenstrual e após a relação sexual. Os estágios iniciais da doença não costumam manifestar sintomas. Quando eles ocorrem, são geralmente de uma a três semanas após a exposição à bactéria. Além disso, os sintomas são fracos e passageiros. A gonorreia também é uma infecção em sua maioria das vezes, silenciosa. Quando ocorrem os sintomas eles são: aumento no corrimento vaginal, dor e ardência ao urinar, sangramento, dores abdominais e dor pélvica. Pesquisas apontam que cerca de 30% das mulheres com infertilidade, ficaram assim por conta de inflamações na trompa.

Segundo a ginecologista, Balbina Lemos, o melhor a se fazer, em caso de qualquer sintoma, é procurar um médico.  “Caso sinta qualquer irritação vaginal a primeira coisa que a mulher deve fazer é procurar um médico pra que o tratamento seja logo feito. O que não se deve esquecer, é que a única vacina, o único remédio capaz de proteger contra as DSTS, ainda é a camisinha,” finaliza a médica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário