quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

RUÍDO INTENSO PODE CAUSAR DANOS IRREVERSÍVEIS À AUDIÇÃO HUMANA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
A poluição sonora invade de diferentes formas o dia-a-dia, seja com o ruído do trânsito, um canteiro de obras e até mesmo dentro de casa, com o secador de cabelo. 
Todos esses barulhos são inconvenientes para a saúde. E, dependendo do volume e da frequência, podem causar danos irreversíveis à audição. 
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho, em 85 decibéis (dB) o tempo máximo de exposição é de 8 horas/dia.
Existem 4 categorias de sons.  Até aos 80 dB – som de um restaurante com movimento - não há qualquer risco para o ouvido, qualquer que seja o tempo de exposição. 
Até 90 dB – som de um cortador de grama - aproxima-se da zona nociva. De 90 dB a 115 – músicas ouvidas com fones de ouvidos - o sistema auditivo está em risco. 
Acima de 115 dB – som de um rojão - os ruídos provocam imediatamente lesões irreversíveis.
De acordo com a fonoaudióloga Camila Quintino da Starkey do Brasil, líder mundial em tecnologia auditiva, dependendo da sensibilidade do indivíduo e do tempo de exposição ao ruído, os sintomas podem ser súbitos e geralmente irreversíveis.
“A preocupação maior são as lesões que acontecem nas células auditivas caso a pessoa fique exposta ao ruído intenso, o que pode causar a surdez. Essas células possuem um número limitado e, quando danificadas, não se regeneram. Além disso, os efeitos da exposição aos sons altos são estresse, depressão, dores de cabeça, perda de memória e cansaço”, comenta Camila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário