sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

HIDRATAÇÃO É A PALAVRA-CHAVE PARA PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS...

FONTE: Chayenne Guerreiro, TRIBUNA DA BAHIA.
Musculação, corrida, exercícios aeróbico, todas são atividades que ganham peso no verão. O dia bonito é um estimulante para que as pessoas deixem a preguiça de lado e procurem alguma forma de exercício.  
Na orla de Salvador é cada vez maior a presença de pessoas praticando atividades físicas nestes dias ensolarados. Entretanto, colocar um tênis e sair realizando uma atividade física sem qualquer orientação pode ocasionar graves problemas de saúde. Ao iniciar qualquer atividade esportiva é fundamental tomar alguns cuidados. Estes variam desde a roupa adequada até o local a ser realizada a atividade.

De acordo com a nutricionista, Amália Brandão, o cuidado deve iniciar na alimentação. “Quem deseja fazer atividades físicas agora no verão, deve antes de tudo, buscar a orientação de um profissional, não seguir dietas e ensinamentos que estão disponíveis na internet. O importante mesmo é o atendimento individual, cada organismo responde de uma forma,” explica.
Segundo Brandão, existem alimentos que não podem faltar na dieta. “ Carboidrato, de preferência  um complexo, para que o músculo consiga recuperar a energia gasta. Alimentos sempre de fácil absorção como: frutas, shakes, suplementos, verduras, evitar a carne vermelha que demora muito para ser digerida. É importante também não pular as refeições e não realizar atividades em jejum, por causa da hipoglicemia, beber muita água, para evitar a desidratação, “ conta.
Já para o educador físico, Julião Mascarenhas, tudo se divide entre hidratação, horário e exposição. “Em uma academia os riscos são menores, lá geralmente tem temperatura amena, além de um controle de ventilação, o problema realmente está na exposição ao sol, existem horários em que é melhor evitar atividade ao ar livre. Exercícios funcionais devem ser feitos sempre até às 7 da manhã ou no final de tarde. O uso de protetor solar e a garrafinha de água devem ser obrigatórios. Aeróbicos de alto impacto e corridas, devem ser evitadas nos períodos de pico”, explica.

Saiba o que fazer durante os exercícios.

A Tribuna da Bahia lista agora algumas dicas pra você que deseja se manter em forma durante a estação mais quente do ano:

- Use roupas leves, claras, soltas e que deixem a maior parte do seu corpo descoberto, para que você possa suar e manter a temperatura do corpo normal. 

- Calce tênis confortáveis e leves

- Caso prefira praticar uma atividade física ao ar livre é importante praticá-la até às 10 horas ou então após às 16 horas - e não se esqueça de utilizar o protetor solar.

- É importante beber líquido antes, durante e após a realização da atividade física.

- Acompanhada de uma hidratação adequada, é preciso ter uma alimentação balanceada e ingerir antes da atividade física um lanche contendo frutas e fontes de carboidratos.


- Fique atento aos limites do seu corpo durante a prática de atividade física. Caso sinta dores ou cansaço significativo pare para descansar um pouco e diminua a intensidade da atividade. Lembre-se, cada pessoa tem o seu limite e ritmo diferente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário