sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

SEXO ORAL: CHUPAR BALA COM PAPEL...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Publicada pelo Feminino e Além, site parceiro do Tribuna da Bahia.

Volta e meia trago um pouco de saúde para esse nosso espaço, afinal, estar com a saúde íntima em dia é super importante e reflete na qualidade da nossa vida sexual. A bola da vez é o sexo oral. Você se protege durante essa prática?
É bem verdade que as chances são menores, mas há risco sim de contrair uma DST durante a prática de sexo oral. Talvez, a mais comum seja a herpes bucal, que pode se transformar em genital se a boca contaminada entrar em contato com uma parte íntima. Além da herpes, enfermidades mais graves como clamídia, sífilis, gonorreia, HPV e até mesmo AIDS também podem ser transmitidas quando não há proteção. Devemos ter super atenção também com o famoso cospe ou engole. O sêmen é, igualmente, um transmissor de doenças.
Especificamente sobre o HPV, estudo apresentado no encontro anual da Associação Americana para Avanços na Ciência (AAS), que aconteceu nos Estados Unidos recentemente, apontou que, nos homens, o risco de uma infecção pelo HPV cresce conforme aumenta o número de parceiras com quem eles têm sexo oral. Segundo o estudo, o risco de câncer de garganta e de boca, cujo aumento foi de 225% nos últimos 20 anos, cresce em cerca de 22% quando associado ao sexo oral.
Por óbvio, não iremos parar de fazer sexo oral. Não mesmo! Mas, sem dúvida, precisamos ficar mais atentos a essa questão. Se já é um parceiro(a) com quem você tem intimidade, ótimo! Converse sobre isso, atente para qualquer cosita estranha na região íntima e peça para que vá ao médico se achar necessário. Se for um parceiro então, nem se fala! Homens costumam negligenciar um pouco a saúde íntima.
Agora, em se tratando de sexo casual: atenção redobrada! Camisinha sempre!Pode parecer estranho – muito pelo fato de não termos o hábito, eu acho -, mas o preservativo deve ser usado para o sexo oral também. Hoje, inclusive, existem as camisinhas com sabor que, justamente, favorecem isso. E não esqueçam que existe a camisinha feminina também, além da sugestão que roda por aí de utilizar o papel filme cobrindo a vagina durante a prática do sexo oral. Ah, e já criaram também uma camisinha para a língua, embora, nesse caso, o resto da boca fique desprotegido.
O fato é: não dá para brincar com a saúde! Sei que chupar bala com papel não é nada legal. No entanto, é necessário, especialmente quando não sabemos a procedência da bala, né?! Ademais, se um dos dois tiver qualquer tipo de DST ou ferida ao redor dos genitais, ânus ou boca, o contato deve ser evitado mesmo com proteção.

Ah, e vai mais uma dica que achei durante minha pesquisa: nada de escovar os dentes após o sexo oral! Quem tem esse costume, ora de mudar.  Isso pode provocar ferimentos na mucosa da boca ou sangramentos na gengiva, aumentando a chance de contágio. Troque a pasta por um chicletinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário