sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

UTILIZAÇÃO DO CIGARRO ELETRÔNICO LEVA AO CONSUMO DE TABACO DE MAÇO...

FONTE: , Sara Ventura, (www.msn.com).


O uso do cigarro eletrônico está muitas vezes associado à crença de que este não é prejudicial ou viciante.

Um estudo da Escola Keck de Medicina, da Universidade do Sul da California, concluiu que os estudantes do ensino secundário de Los Angeles, Estados Unidos, utilizadores de cigarros eletrônicos, foram reportados como mais propensos a começar a fumar tabaco comum.
O tabaco de maço é a fonte de nicotina mais recorrente. Os cigarros eletrônicos, dispositivos que oferecem aerossol inalado e que geralmente contém nicotina, estão-se a tornar cada vez mais populares, em particular entre os adolescentes, incluindo aqueles que nunca experimentaram tabaco comum.
Tendo por base os dados recolhidos no âmbito do Inquérito Nacional em Meio Escolar (SICAD, 2011) conclui-se que, em 2011, 18% dos alunos a frequentar o 3º ciclo do ensino público fumaram nos 30 dias anteriores ao estudo. Cerca de um terço destes alunos (28%) fumou nesse mesmo ano.
Quanto ao uso de cigarros eletrônicos, em Portugal, ainda não existem estudos com dados concretos. De acordo com estimativas de 2014, nos EUA, 16% dos alunos do 10º ano relataram o uso de cigarros eletrônicos nos últimos 30 dias do estudo, dos quais 43% afirmaram nunca ter experimentado cigarros de maço.
Adam M. Leventhal, da Escola Keck de Medicina da Universidade do Sul da Califórnia, e os seus colegas analisaram se os adolescentes utilizadores de cigarros eletrônicos que relataram nunca ter experimentado tabaco comum estariam mais propensos a iniciar o uso de tabaco comum no ano subsequente. O estudo inclui 2,530 alunos de dez escolas públicas de Los Angeles que nunca fumaram tabaco enrolado. O estudo iniciou-se no outono de 2013, no 9ºano, cuja idade média era de 14 anos, e foram feitas avaliações após 6 meses e após 12 meses ao início do estudo. Em cada avaliação, os alunos fizeram um auto relato sobre qualquer utilização de produtos com tabaco (enrolado, charutos e cachimbo de água).

Nenhum comentário:

Postar um comentário