sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

JOVEM QUE BEBE MUITO NO FIM DE SEMANA PODE TER PRESSÃO ALTA MAIS TARDE...

FONTE: *** Jairo Bouer (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).

Jovens adultos que costumam beber grandes quantidades de álcool nos fins de semana tendem a ter uma pressão arterial mais elevada, o que, com o tempo, aumenta as chances de ser hipertenso, alerta um estudo realizado na Universidade do Montreal, no Canadá.

O chamado “beber em binge”, ou “beber pesado periódico”, é o nome que se dá para quem, com certa frequência, costuma consumir cinco ou mais doses de bebida em menos de duas horas. Esse hábito é bastante comum entre os jovens, quando saem no fim de semana, e cada vez mais estudos têm alertado para os riscos desse comportamento a curto e longo prazo.

Nos Estados Unidos e no Canadá, cerca de quatro em cada dez indivíduos de 18 a 24 anos têm esse hábito, e os números não são muito diferentes no Brasil. Em qualquer festa ou churrasco, sempre há alguém que bebe uma latinha atrás da outra.

O estudo atual contou com dados de 765 jovens na faixa dos 20 anos de diversas classes sociais de Montreal . Quatro anos depois, esses participantes tiveram sua pressão arterial medida.

Os pesquisadores descobriram que mais de um a cada quatro participantes preenchia os critérios para pré-hipertensão, ou seja, eles estavam a um passo da doença crônica, um dos principais fatores de risco para infartos e derrames.

Os autores também alertam que 85% dos participantes continuavam a beber pesado aos 24 anos. Isso mostra que o padrão é incorporado, aumentando os riscos não só de hipertensão, como também de vários outros problemas de saúde física e mental. Os resultados foram publicados no Journal of Adolescent Health.

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog.

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre saúde, sexo e comportamento.


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário