quarta-feira, 19 de outubro de 2016

JÁ TEVE DORES NA LÍNGUA? CONHEÇA AS CAUSAS...

FONTE:, (www.msn.com).


FERIDAS QUE DEMORAM PARA SUMIR E QUE NÃO CAUSAM DOR TAMBÉM REQUEREM ATENÇÃO.

Acredite, existem dores piores do que aquela mordidinha que você dá sem querer na língua. Por uma queimadura, carência de vitaminas ou uma doença, a língua pode apresentar alterações na cor, úlceras, inflamações e, até mesmo, desenvolver tumores. Saiba o que pode estar lhe causando algum tipo de desconforto na língua e o que precisa ser feito para tratar. Lembramos que qualquer diagnóstico e tratamento deve ser dado por profissionais da saúde.


GLOSSITE MIGRATÓRIA BENIGNA.

São pequenas lesões avermelhadas na língua, com bordas esbranquiçadas e salientes que a deixam com uma aparência semelhante a de um mapa geográfico, por isso o nome popular de língua geográfica. As manchinhas têm relação com questões emocionais, de forma que, quando o paciente enfrenta situações de estresse, elas aparecem, causando desconforto e ardência. “A pessoa vai conviver com isso para sempre, já que não tem cura. Mas ela deve tentar ter uma vida mais equilibrada e evitar coisas que ele já sabe que favorecem o aparecimento da língua geográfica”, explica o professor doutor do departamento de estomatologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, Paulo Sérgio da Silva Santos (CROSP 51737).

CANDIDÍASE ORAL PSEUDOMEMBRANOSA.

Seja pelo uso de próteses dentárias aliado à falta de higiene oral ou mesmo pela transmissão através do beijo, é possível que você ainda entre em contato com o fungo Candida sem desenvolver sintomas da doença. A candidíase oral pode se manifestar de duas formas: pseudomembranosa ou eritematosa. A primeira é a mais comum, é o chamado sapinho. Forma-se, sobre a língua, uma placa branca - composta por fungos e bactérias -, que sai facilmente quando você esfrega uma gaze na região, por exemplo. Ela causa ardência e deixa o paciente com mau hálito.

CANDIDÍASE ORAL ERITEMATOSA.

A segunda, a eritematosa, é menos comum que o sapinho. Apesar de não aparecer nenhuma placa sobre a língua, os sintomas são semelhantes. Nesse caso, porém, existe a possibilidade de perda do paladar, pois que a língua fica “careca” - ou seja, ela perde as papilas gustativas. O tratamento, em ambos tipos de candidíase, costuma ser feito por meio de medicamentos antifúngicos em pomada, gel, comprimidos ou injetado diretamente na corrente sanguínea.

AFTAS.

Quando você já está cheio de abacaxis para descascar e, definitivamente, não quer arranjar mais um problema, ela vem fazer uma visitinha na língua ou demais superfícies lisas da cavidade oral. Com causas ainda não definidas, as aftas são pequenas membranas esbranquiçadas com bordas avermelhadas que causam ardência e dor, principalmente, na hora de falar ou comer. Apesar do incômodo, elas podem surgir para alertar que você está com a imunidade baixa, com carência de alguma vitamina ou pode aparecer como consequência de uma doença mais grave. Segundo a estomatologista e doutora em patologia bucal, Rhayany Lindenblatt (CRORJ 30085), as aftas costumam desaparecer naturalmente após cerca de uma semana. Em casos mais graves, ela defende que o histórico médico do paciente deve ser revisado pelo dentista para que os sinais e sintomas de qualquer outra doença sistêmica possam ser considerados ao indicar o melhor tratamento para aquele caso.

QUEIMADURAS.

A gente sabe que aquela pizza recém saída do forno, com o queijo ainda derretido, é irresistível. Mas, calma! A dor que vai ficar depois de você queimar a língua e a cavidade oral vai te impedir de comer outros pedaços e, provavelmente, deixará uma sensação de ardência. Com o decorrer do tempo as lesões até podem sumir sem necessitar de um tratamento específico. Rhayany destaca, porém, que "caso se observe a presença de lesões profundas, sangramentos, pus ou uma dor intensa que não se resolve com o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios", é preciso buscar um profissional que indique um tratamento específico para o seu caso.

CARÊNCIA DE VITAMINAS.

Você já deve estar cansado de ouvir que uma alimentação balanceada é importante para a sua saúde. Porém, vamos ter que repetir esse conselho aqui, pois, com a saúde bucal, não é diferente. Uma dieta equilibrada é indispensável, visto que a carência de vitaminas - principalmente as do complexo B - e mineiras pode deixar a imunidade baixa, favorecendo o aparecimento de úlceras na cavidade oral ou aumentando a sensibilidade na mucosa.

SÍNDROME DA ARDÊNCIA BUCAL.

Sem alterações visíveis, a síndrome da ardência bucal é sempre um diagnóstico desafiador para os dentistas. Conforme o professor Santos, essa é uma doença sem sinais clínicos aparentes, embora o sintoma seja claro - sensação de queimação da mucosa bucal. Comum em mulheres na menopausa, ela tenha relação com alterações hormonais, deficiências de nutricionais de vitaminas ou transtornos psicológicos, como ansiedade ou depressão. O tratamento costuma exigir uma abordagem multidisciplinar, pois envolve mais questões psicológicas do que, de fato, problemas na cavidade oral.

NEURALGIA DO TRIGÊMEO.

Considerada uma das dores mais violentas que afligem o ser humano, a neuralgia do trigêmeo vai chegar sem aviso prévio, causando uma dor rápida e intensa ao longo não só da língua, mas de todo nervo, atingindo também o ouvido, a parte de trás da faringe e abaixo da mandíbula. Essa dor passa rapidinho, porém, ela tende a voltar com uma grande intensidade, em intervalos de tempo variáveis. A causa da dor ainda é desconhecida, embora saiba-se que algumas situações como tumores benignos, má formação dos vasos localizados na região posterior do encéfalo e, até mesmo, um tratamento dentário, podem provocar o aparecimento da dor. O tratamento da dor também deve ser feito com uma equipe multidisciplinar, que poderá indicar medicamentos ou, em casos que as crises são muito frequentes, optar por um processo cirúrgico.

CÂNCER NA LÍNGUA.


Pacientes com vícios de tabagismo ou etilismo precisam ter uma atenção especial com o aparecimento de úlceras na cavidade oral, principalmente se ela há estiver a mais de 15 dias na sua boa e não demonstre sinais de melhora. Embora sejam semelhante às aftas, Rhayany alerta que o câncer na língua começa com essas pequenas úlceras, que tendem a se transformar em lesões endofíticas, que crescem para dentro do tecido, com bordas elevadas e endurecidas, ou mesmo em lesões moriformes, que crescem para fora do tecido. Às vezes o sinal nem é tão aparente e só manchas brancas (leucoplasia), vermelhas (eritroplasias) ou brancas e vermelhas (leucoeritroplasia) já são potencialmente malignas. Assim que houver a suspeita de câncer na língua é preciso procurar o médico, pois se o tumor for identificado no início, há mais chances de conseguir eliminá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário