quarta-feira, 22 de março de 2017

5 PASSOS PARA ENSINAR ÀS CRIANÇAS O CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

O consumo da água cresceu duas vezes mais do que a população nas últimas décadas.


No Brasil cada pessoa gasta, em média, 185 litros de água por dia, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda o máximo de 110 litros. O desperdício é um dos fatores que agravam a escassez desse recurso. Nada mais lógico, portanto, que aproveitar o dia Mundial da Água, 22 de março, para ensinar quem mais irá sofrer com esse problema no futuro: as crianças.
Para Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a educação para o consumo consciente é uma medida essencial e urgente a ser adotada.
“O bom exemplo ainda é o método mais eficaz para transmitir ensinamentos aos filhos, mas é possível apostar em outras estratégias, de preferência que tenham um aspecto mais lúdico e criativo para criar a consciência da importância da natureza desde cedo”, ressalta Nunes. Segundo ela, a estratégia é fazer com que as crianças entendam a conservação como parte do dia a dia, e não como uma tarefa forçada.
Segundo o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2015 – Água para um Mundo Sustentável, documento elaborado pela Unesco, o consumo da água cresceu duas vezes mais do que a população nas últimas décadas. Seguindo o mesmo padrão de uso desse recurso, estima-se que até 2030 o mundo deve alcançar um déficit de 40% no abastecimento de água.
Veja 5 dicas para educar as crianças para a importância de conservar os recursos hídricos e consumir água de maneira consciente.

1. Comece por uma lista de ações - O que pode mudar em casa para que a família consiga economizar água? Sente com seus filhos e, juntos, elaborem uma lista com itens que podem servir como metas, como reduzir o tempo de banho a cinco minutos por pessoa, varrer a calçada em vez de lavar, coletar a água que cai do chuveiro enquanto a temperatura está sendo regulada e todas as outras ações que resultem em economia.
Ao fim de cada semana, a família pode retomar a lista para avaliar o que foi ou não cumprido.
2. Reutilize a água - Algumas atividades não exigem água tratada, como lavar as calçadas ou o carro. A reutilização é uma boa alternativa nesses casos.
É possível captar a água que sobra depois do banho de banheira dos bebês ou da lavagem da roupa para empregar nessas tarefas. As crianças podem participar de todo esse processo.
Lembre-se de ensinar quais são os afazeres que exigem ou não água potável. A água coletada pode ser usada na limpeza da casa – deixe claro que ela não serve para ser consumida.
3. Cultive um jardim - Qual a melhor forma de fazer uma criança entender que, sem água, os vegetais não sobrevivem e isso compromete a disponibilidade de alimentos? Cultivando um jardim em casa, plantando sementes e cuidando delas até que se desenvolvam.
Caso não tenha espaço, um vaso de flor pode ser suficiente para ilustrar o processo. Se os pequenos ainda não conhecem o ciclo de formação da chuva, é um bom momento para abordar o assunto.
4. Entre em contato com a natureza - Você sabia que existe um tipo de mata que protege os cursos d'água? A mata ciliar leva esse nome pois age como os cílios para os olhos e, assim, protege rios, mananciais e outras fontes de água de impurezas, poluição, assoreamento e muito mais.
Visitar parques no meio da cidade e programar passeios em contato com a natureza são formas de demonstrar para as crianças a importância de conservar as áreas naturais e a relação delas com as fontes de água.
5. Escolha o que e quando comprar - Embora a economia no ambiente doméstico seja essencial, o maior consumo de água acontece fora de casa: cerca de 70% do gasto de água mundial corresponde à agropecuária e 20% à indústria, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Para produzir um quilo de carne bovina são necessários aproximadamente 15 mil litros de água. Por outro lado, a mesma quantidade de carne de frango exige quase quatro mil litros. Na confecção de uma camiseta de algodão são gastos cerca de dois mil litros de água e mais de sete mil para um par de sapatos de couro. O computador de uso pessoal precisa de 30 mil litros de água para ser fabricado.

Portanto, é preciso pensar também na água envolvida na fabricação dos produtos e, a partir disso, fazer escolhas. Pare para refletir sobre seus hábitos de consumo: são necessárias tantas peças de roupas e pares de sapatos? É preciso trocar os aparelhos eletrônicos com tanta frequência? Ter essa consciência e ensiná-la para as crianças é um caminho para uma sociedade mais sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário